Saturday 23 January 2016

Escadinhas dos Terramotos

Passagem em escadaria entre a Rua do Arco do Carvalhão e a antiga estrada da circunvalação, actual Rua Maria Pia. As escadas começam ao lado do nº 143 da Rua do Arco do Carvalhão e findam defronte do nº 590 da Rua Maria Pia.
O topónimo advém da Ermida do Senhor Jesus dos Terramotos, situada na Rua Arco do Carvalhão, 116-118, junto às escadinhas. A ermida foi construída entre 1756 e 1798 e reconstruída em 1842. 

Escadinhas dos Terramotos [ant. 1945]
Rua do Arco do Carvalhão
Fernando Martinez Pozal, in Lisboa de Antigamente

Antes de se chamar Rua do Arco do Carvalhão tinha o nome de «Rua do Sargento-Mór», como indica Norberto de Araújo nas suas Peregrinações em Lisboa.
Estes terrenos pertenciam a Sebastião José de Carvalho e Melo, ainda antes de ser Marquês de Pombal e Conde de Oeiras e estendiam-se desde a Cruz das Almas até à Rua Marquês de Fronteira. Era proprietário de casas, terras, olivais, pedreiras, nomeadamente a da Cascalheira, fornos de cal, moinhos e azenhas. «Carvalhão» era o nome pelo qual era conhecido o futuro Marquês de Pombal, o qual se compreende, pela quantidade de património que possuía nesta zona da cidade.

Escadinhas dos Terramotos, frades de pedra [ant. 1945]
Rua Maria Pia
Fernando Martinez Pozal, in Lisboa de Antigamente

3 comments:

  1. Appreciating the persistence you put into your blog and detailed information you offer.
    It's good to come across a blog every once in a while that isn't the same out of date rehashed information. Excellent read!
    I've bookmarked your site and I'm including your RSS feeds
    to my Google account.

    ReplyDelete
  2. rua do arco do carvalhao foi onde eu fui criado,e morava na rua guilherme anjos vila prado n10.que saudades que tenho de tomar banho na mina da arco do carvalhao.

    ReplyDelete

Web Analytics