Até 1950 — ano da inauguração do novo viaduto de Entrecampos — o trânsito automóvel e pedonal nas Avenidas da República e 5 de Outubro, processava-se através de pequenos túneis sob a Linha Férrea de Cintura de Lisboa.
Segundo afirma Norberto de Araújo («Peregrinações em Lisboa, vol. XIV, pp. 63-64») «A linha férrea foi aqui assente em 1890, e inaugurada a 11 de Junho; este viaduto e o da Avenida Cinco de Outubro, são posteriores, e do nosso século. Devo dizer-te, porém, que já em 1873 (inaugurada em 1 de Outubro), corria aqui uma linha pelo sistema Larmanjat, que pouco tempo durou.»
Avenida da República |1934-04-19| Antigo Viaduto de Entrecampos, lado N.; em cima, à esquerda, um apeadeiro(?) do lado do Campo Pequeno; à direita, o edifício da Avenida da República, 97-97C. Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Avenida da República sob Linha Férrea de Cintura de Lisboa junto à Rua de Entrecampos |1926-06-17| Ao fundo nota-se a antiga Estação ferroviário e a passagem de nível de Entrecampos. Até 1950, do lado do Campo Pequeno e da Avenida Cinco de Outubro [vd. última imagem], o trânsito automóvel e pedonal, processava-se através de pequenos túneis sob a Avenida da República. Legenda no arquivo: «As estações de caminhos-de-ferro tomadas militarmente durante o Golpe de Estado de 1926» Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Assim, em 17 de Novembro de 1950, foi inaugurada a passagem inferior da Av. da República, depois de removidas as terras do antigo aterro ferroviário, resolvendo deste modo um problema que se arrastava desde a construção da Av. Ressano Garcia (hoje Av. República) no início do século XX.
Avenida da República, lado S. |1944-04| Túneis sob o antigo Viaduto de Entrecampos. Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |
Avenida Cinco de Outubro, lado S. junto ao Mercado Geral de Gados depois Feira Popular |1944-04| Túnel sob o antigo Viaduto de Entrecampos. Á dir. nota.se a torre da Igreja de N. S. de Fátima sita na Av. de Berna. Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |