Friday 9 September 2022

Rua de Entrecampos, passagem de nível

Pela Rua de Entrecampos — diz Norberto de Araújo — antiga Estr., que ligava o Campo Grande e o Anco do Cego, vai seguir a nossa jornada.
Antes da linha férrea encontramos, à direita, o primeiro Chafariz da Peregrinação de hoje, uma meia rotunda discreta. [...] Defronte corre uma Travessa Henrique Cardoso, dístico de Junho de 1926.
À esquina, e contigua ao apeadeiro de Entrecampos — em verdade uma pequena estação, ampliada e alindada em 1918 — está ainda uma velha «Adega Arco do Cego» [hoje é lá um restaurante], que data de 1892, último abencerragem dos retiros a par da Praça de Touros.

 Rua de Entrecampos (S→N), passagem de nível |c. 1950|
Refira-se que esta passagem de de nível e o apeadeiro se situavam junto à Travessa Henrique Cardoso (antiga Azinhaga  da Ceboleira) actualmente encurtada e passando, neste troço junto à  Rua de Entrecampos, a designar-se Rua Infante Dom Pedro.
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

Esta artéria que se estende pelas freguesias de Nossa Senhora de Fátima, de São João de Deus e de Alvalade, do Campo Pequeno à Avenida dos Estados Unidos da América, era a antiga Estr. de Entrecampos, quando esta zona era extramuros da Lisboa Antiga.
No n.º 1 deste arruamento viveu e faleceu em 13 de Julho de 1885, Matias Ferrari, o dono da Pastelaria Ferrari e arrendatário do Marrare do Polimento, ambos estabelecimentos do Chiado. [cm-lisboa.pt]

Rua de Entrecampos(NS), passagem de nível |c. 1960|
Observe-se, à dir,. o muro em forma de meia-laranja do citado Chafariz de Entrecampos.
Arnaldo Madureira, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XIV, p. 67-68, 1939.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics