Friday 21 September 2018

Palacete Ramires

No final do século XIX ainda o troço de arranque da que viria a ser a Avenida Fontes Pereira de Melo se designava de Rua do Abarracamento de Vale Pereiro. As terraplanagens nas ruas (depois avenidas) Fontes Pereira de Melo e António Augusto de Aguiar, iniciam-se cerca de 1897. Em 1900, a canalização de água para esta zona da Cidade, está praticamente concluída. A partir de 1902 começaram a circular os primeiros carros eléctricos — aqui descendo a avenida pela direita. (Refira-se que o sentido da circulação em Portugal passou a fazer-se pela direita em 1 de Junho de 1928).

Palacete Ramires [190-]
Avenida Fontes Pereira de Melo, 6-6-A; Rua Actor Tasso, 16-38
Paulo Guedes, in A.M.L.

Palacete mandado construir por volta de 1891 (Processo de Obra nº: 5903, 1891, CML) para o industrial Gabriel José Ramire — proprietário e gerente da Fábrica de tecidos de sedas Ramires & Ramires, conhecida por Fábrica das Amoreiras sita na Travessa das Bruxas — naquela que viria a ser a nova Avenida Fontes Pereira de Melo.
Perfilava-se a residência com duas fachadas, uma sobre a Rua Actor Tasso (antiga Tv. do Láza — ro Verde) e outra, a principal, projectando-se na nova avenida — gozava de vista para o Parque — , como se dizia na altura.
Demolido no final da década de 1960.

Palacete Ramires [191-]
Avenida Fontes Pereira de Melo, 6-6-A; Rua Actor Tasso, 16-38
Joshua Benoliel, in A.M.L.

2 comments:

  1. Una buena parte del contenido. Simplemente tropecé con su
    weblog y con el capital de acceso para afirmar que, de hecho, he gozado de la cuenta de sus publicaciones de
    blog. De todas y cada una maneras, me subscribiré para su aumento o bien incluso para la realización de la entrada de forma constante y rápida.

    ¡Volveré, en tanto que he marcado esta página como favorita y lo he twitteado a mis seguidores!

    ReplyDelete
  2. Gostei imenso de ver isto. Está casa do conotada pela minha avó e foi onde nasceram 8 dos seus 12 filhos. Ainda me lembro dela e foi demolida pelos meus 5 anos Lembro - me de algumas coisas da casa

    ReplyDelete

Web Analytics