Wednesday 2 October 2019

Rua das Francesinhas

O topónimo (1950) advém da proximidade ao Convento do Santo Crucifixo das Capuchinhas Francesas, conhecido como das Francesinhas (à esq. na 1ª imagem); ao fundo, a Calçada da Estrela e a Rua de S. Bento.


Norberto de Araújo, nas suas «Peregrinações em Lisboa», recorda-nos, em 1938, que «Em tempos idos, e não foi há nenhum século, esta Rua de João das Regras não passava de um caminho estreito, encostado pelo norte ao muro da Cerca do Convento das Francesinhas, e pelo sul escancarado ao Tejo; não tinha iluminação que não fosse a das estrelas, e levava de S. Bento da Saúde o Mocambo como, num arredor de Lisboa, uma vereda que nasceu de um caminho de pé posto.

Rua das Francesinhas [190-]
Antiga Rua João das Regras, antes Caminho Novo
Paulo Guedes, in A.M.L.

Aquele Pinto Machado, que tinha o seu palácio na Rua do Machadinho — diminutivo que nasceu do apelido do fidalgo — , foi quem fez rasgar, depois de 1758, uma serventia já desenhada desde 1680 «Caminho Novo» — na quinta de D. Francisco Xavier Pedro de Sousa, por alcunha o «Quelhas», quinta na qual o fidalgo tinha sua casa, que bem pode ter sido aquela onde assentou o palácio dos Pintos Machados. 

Rua  das Francesinhas, esquina com a  Avenida Dom Carlos I (esq.) [1959]
Antiga Rua João das Regras, antes Caminho Novo
 Fernando de Jesus Matias , in A.M.L.

Caminho Novo é designação oficializada do século XVIII, julgo eu, embora de muitos anos antes viesse a novidade de um caminho público estreitíssimo, como aliás estreito era o que antecedeu a Rua de João das Regras.==

Lavadouro do Caminho Novo, hoje uma galeria de arte, na Rua  das Francesinhas [1969]
Antiga Rua João das Regras, antes Caminho Novo
Vasco Gouveia de Figueiredo, in A.M.L.

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VII, p. 33, 1938.

2 comments:

  1. Passei nessa Rua das Francesinhas, durante alguns anos, a caminho do 'trabalho', mais precisamente do 'Palácio do Machadinho' do fidalgo Pinto Machado-referenciado no texto- onde estava na altura, um serviço da CML/DSA, sito na Rua do Machadinho nº 20.O jardim do dito 'Palácio'
    , tinha uma entrada que ficava/fica em frente do ISEG na Rua do Quelhas, com a antiga 'Emissora Nacional' um pouco mais abaixo, mas no mesmo passeio. Recordo-me das estórias que se contava acerca do 'Machadinho',Fidalgo do século XVIII.
    Obrigado

    ReplyDelete
  2. CONHEÇO MUITISSIMO BEM ESSE PALÁCIO QUE ERA DA CÂMARA, QUE INFELIZMENTE JÁ NÃO EXISTE ESTÁ EM OBRAS SEGUNDO FOI DITO IRÁ SER PRA UM HOTEL EU MORO PRECISAMENTE NA RUA DO MACHADINHO E CONHEÇO BEM O LAVADOURO , AINDA ME LEMBRO QUE ESTAVA SEMPRE DE SERVIÇO HÁ ESQUINA DO QUELHAS POR CAUSA DA EMISSORA NACIONAL.

    ReplyDelete

Web Analytics