Wednesday, 2 October 2019

Rua das Francesinhas

O topónimo (1950) advém da proximidade ao Convento do Santo Crucifixo das Capuchinhas Francesas, conhecido como das Francesinhas (à esq. na 1ª imagem); ao fundo, a Calçada da Estrela e a Rua de S. Bento.


Norberto de Araújo, nas suas «Peregrinações em Lisboa», recorda-nos, em 1938, que «Em tempos idos, e não foi há nenhum século, esta Rua de João das Regras não passava de um caminho estreito, encostado pelo norte ao muro da Cêrca do Convento das Francesinhas, e pelo sul escancarado ao Tejo; não tinha iluminação que não fosse a das estrêlas, e levava de S. Bento da Saúde o Mocambo como, num arredor de Lisboa, uma vereda que nasceu de um caminho de pé pôsto.

Rua das Francesinhas [190-]
Antiga Rua João das Regras, antes Caminho Novo
Paulo Guedes, in A.M.L.

Aquêle Pinto Machado, que tinha o seu palácio na Rua do Machadinho — diminutivo que nasceu do apelido do fidalgo — , foi quem fêz rasgar, depois de 1758, uma serventia já desenhada desde 1680 «Caminho Novo» — na quinta de D. Francisco Xavier Pedro de Sousa, por alcunha o «Quelhas», quinta na qual o fidalgo tinha sua casa, que bem pode ter sido aquela onde assentou o palácio dos Pintos Machados. 

Rua  das Francesinhas, esquina com a  Avenida Dom Carlos I (esq.) [1959]
Antiga Rua João das Regras, antes Caminho Novo
 Fernando de Jesus Matias , in A.M.L.

Caminho Novo é designação oficializada do século XVIII, julgo eu, embora de muitos anos antes viesse a novidade de um caminho público estreitíssimo, como aliás estreito era o que antecedeu a Rua de João das Regras.»

Lavadouro do Caminho Novo, hoje uma galeria de arte, na Rua  das Francesinhas [1969]
Antiga Rua João das Regras, antes Caminho Novo
Vasco Gouveia de Figueiredo, in A.M.L.

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VII, p. 33, 1938.

1 comment:

  1. Passei nessa Rua das Francesinhas, durante alguns anos, a caminho do 'trabalho', mais precisamente do 'Palácio do Machadinho' do fidalgo Pinto Machado-referenciado no texto- onde estava na altura, um serviço da CML/DSA, sito na Rua do Machadinho nº 20.O jardim do dito 'Palácio'
    , tinha uma entrada que ficava/fica em frente do ISEG na Rua do Quelhas, com a antiga 'Emissora Nacional' um pouco mais abaixo, mas no mesmo passeio. Recordo-me das estórias que se contava acerca do 'Machadinho',Fidalgo do século XVIII.
    Obrigado

    ReplyDelete

Web Analytics