Saturday, 11 May 2019

Cinema Mundial

Inaugurado a 22 de Setembro de 1965, o Cinema Mundial localizado no bairro de Picoas, acompanhou durante 4 décadas a evolução dessa zona central de Lisboa. Tornou-se sistema multi-salas com 3 salas, sendo a sala 1 a maior e principal. Foi sabendo sempre adaptar-se enquanto à sua volta iam crescendo os arranha-céus e as superfícies comerciais e se multiplicavam as torres de escritórios. Entrou no novo milénio já sem a afluência de público de outras épocas, e em 2004 acabaria por encerrar e perder a guerra com os complexos multi-salas dos centros comerciais que foram abrindo na zona. Em 2005 foi convertido em teatro mas a partir de 2006 deixou de ter um programa contínuo, encerrando quase em definitivo.

Cinema Mundial [1977]
Rua Martens Ferrão, 12A
Vasques, in A.M.L.

NB. O filme «The Yellow Rolls-Royce», no original, estreou em Portugal no dia 17 Abril 1965 com título «O Rolls-Royce Amarelo». Contava no elenco com a premiada actriz Sueca Ingrid Bergman (1915-1982).

3 comments:

  1. Lá passou uma das melhores películas cinematográficas da história do cinema. "Era uma vez na América", realizada por Sergio Leone e com música do fabuloso maestro Ennio Morricone. Saudades !!!

    ReplyDelete
  2. Keep this going please, great job!

    ReplyDelete
  3. Bonitas fotos no seu blogue, bastante interessantes. O meu pai adorava Lisboa e ainda tinha uma série de livros da Marina Tavares Dias. Continue o bom trabalho. Bem haja!

    ReplyDelete

Web Analytics