Friday 24 May 2019

Campo das Cebolas: Arco das Portas do Mar

O Campo das Cebolas, designação já do século de seiscentos, e o Cais de Santarém, que precedem o Terreiro do Trigo, têm um semblante muito comercial do lado de terra, e só de passagem os percorremos.[...] 

Do Arco da Conceição, sem significado algum de história ou de arqueologia, começa o Campo das Cebolas — cujo nome deriva da descarga e armazéns que daquele produto se fazia — , desfigurada tira urbana que de palácios foi. 


Campo das Cebolas [190-]
 Rua da Alfândega, Rua dos Bacalhoeiros (dir.): ao centro vê-se o antigo Terreirinho das Farinhas (hoje demolido) e, do lado esq., o  Instituto Médico Virgílio Machado fundado em 1903.
Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente

Na actual confluência da Rua da Alfândega, Rua dos Bacalhoeiros, Rua do Cais de Santarém e Avenida Infante Dom Henrique fica o Campo das Cebolas que, de acordo com Gomes de Brito "Era antigamente Rua direita da Ribeira. (...) Comquanto no Tombo da Cidade (1755), venha designado sob o nome de «Rua direita da Ribeira», já a planta de J. Nunes Tinoco (1650), o menciona com o título actual.” Como Campo das Cebolas aparece na descrição paroquial da freguesia de "Santa Maria Mayor" anterior ao terramoto de 1755 e, como "rua da praya, ou Campo das Cebollas", na planta da freguesia de S. João da Praça após a remodelação paroquial de 1770.

Casa dos Bicos Panorâmica sobre o Campo das Cebolas [1969]
Ao centro, no prédio logo abaixo da Sé, vê-se  o Arco das Portas do Mar que estabelece
a comunicação entre a Rua dos Bacalhoeiros e a Rua das Canastras.
  Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente
___________________
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. X, pp. 23-24, 1939.
cm-lisboa.pt.
VIEIRA da SILVA, A., A Cerca Moura de Lisboa, 1899.

2 comments:

  1. Thanks for finally talking about >"Campo das Cebolas" <Loved it!

    ReplyDelete
  2. I used to be able to find good info from your articles.

    ReplyDelete

Web Analytics