Sunday 31 May 2020

Fonte dos Anjinhos

Este tipo de bebedouro apareceu em Lisboa na segunda metade do século XIX. Era de origem francesa e tinhas características homólogas à famosa fonte francesa — a Fontaine Wallace, e era conhecida pela “Fonte dos Anjinhos”. Colocada na Praça D Pedro IV, foi produzida pela Fundição Durenne/Sommevoire, como consta na sua marca na base, e julgamos que a data da sua colocação terá sido posterior ao ano de 1882, por ocasião da transformação dos passeios laterais da praça, a 17 de Maio de 1882, onde era proposto para a parte central da Praça, uma nova distribuição para os candeeiros que ali se encontravam.

Praça D. Pedro IV [séc. XIX]
A Fonte dos Anjinhos ou Fontanário dos Quatro Anjinhos (assinalada em baixo)
Emílio Biel, in Lisboa de Antigamente

No Livro Rocio Rossio. Terreiro da Cidade, publicado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, afirma-se que terá vindo de Paris ao mesmo tempo que as fontes implantadas no Rossio, produto da Fábrica de Fundição do Val D’osne(PC.CML.1999).
(BARRADAS, Mobiliário Urbano de Fundição Artística em Lisboa Oitocentista)

Praça D. Pedro IV [1908]
A Fonte dos Anjinhos ou Fontanário dos Quatro Anjinhos
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

Praça D. Pedro IV [194-]
Fonte dos Anjinhos; Café Nicola
Fernando Martinez Pozal, in LA
Praça D. Pedro IV [1959]
Fonte dos Anjinhos
Armando Serôdio, in LA














1 comment:

  1. Ah! Estava farta de encontrar esta fonte com o nome "Wallace" sem que ela seja uma Wallace verdadeira! Ainda bem que me cruzei com esta publicação, um dia depois de ter publicado esta fonte, no meu blogue de fontes! Por todo o lado, só me aparece o nome de Fonte Wallace mas não me convenceu... Estas suas fotografias, vieram dar razão às minhas suspeitas! Terá sido uma das muitas cópia, feitas em França... Mesmo não sendo original, tem o seu valor e merecia mais cuidado!
    Obrigada pela ajuda!

    https://asfontesdaminhavida.blogs.sapo.pt/fonte-wallace-lisboa-336915

    ReplyDelete

Web Analytics