Sunday 21 February 2021

Os Lagos do Rossio

Estes dois lagos — «fontanas» diriam os italianos — substituem, ou sucederam, a dois poços que no Rossio existiam desde 1837; foram inaugurados em 1889. A escultura , de ferro bronzeado , é francesa. 
O Rossio foi empedrado, em xadrez, em 1837; o empedrado — que todos conhecemos — às ondas negras e brancas, do risco do general Pinheiro Furtado, e executado em parte por presos do Castelo de S. Jorge, datava de 1848-1849, e subsistiu até 1 de Setembro de 1919, dia em que começou, com inúmeros protestos, a transformação da grande placa central, sendo poucos dias depois retirados 16 bancos, e arrancadas 32 árvores.

Os Lagos do Rossio [post. 1957]
Vista nocturna: pormenor da Fonte Sul da Praça Dom Pedro IV
Estúdio Horácio Novais, 
in Lisboa de Antigamente

O módulo central de ambas as fontes caracteriza-se por apresentar um grupo escultórico bastante elaborado, coroado por quatro peixes, que vertem água para uma taça circular de pequena dimensão, a qual transborda para uma segunda taça, localizada num nível inferior, esta octogonal e de maior dimensão, que, por sua vez, transborda para um lago circular existente na base, onde quatro figuras, que representam sereias, funcionam como repuxo direccionado para a taça maior. Este elemento integra a Lisboa Pombalina, que está classificada como Conjunto de Interesse Público.

Os Lagos do Rossio [post. 1957]
Vista nocturna: pormenor da Fonte Norte da Praça Dom Pedro IV
Estúdio Horácio Novais, in FCG

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XII, p. 68, 1939.
cm-lisboa.pt.

4 comments:

  1. Estas imagens não parecem ser post 1937.
    Os automóveis são modelos do início dos anos 1950, inclusive na primeira imagem junto do lago aparece um VW carocha.
    Cumprimentos
    Valdemar Silva

    ReplyDelete
    Replies
    1. E eu empurraria uma década mais para a frente, início de 60. Na primeira foto aparecem dois VW carochas com óculo traseiro panorâmico, inovação introduzida a partir de 1958. Há também um Opel Rekord Olympia produzido entre 1957/60, e um Opel 1200 que só foi lançado no final de 1959.

      Delete
    2. Você sabe, por acaso, o que significa a abreviatura "post.". Não me parece, caso contrário não proferiria tamanha alarvidade.

      Delete
    3. Não liguem ao que este(a) idiota diz. Muito provavelmente um perfil com nome falso- Este ignorante cabeça de pus anda pela internet a trollar sites e sobre Lisboa não sabe patavina. Se precisarem do IP deste ronhoso é só dizer. Parabéns pelo excelente blog.
      Att. Carlos Seixas

      Delete

Web Analytics