Friday 5 June 2020

Oficinas de S. José

As Oficinas de S. José — recorda Norberto de Araújo — , integram-se na obra de S. João Bosco (séc. XIX) e regem-se pelos Estatutos da Sociedade Salesiana. A fundação desta casa, de ensino profissional, data de 1896, ao começo na Rua do Sacramento à Lapa, numa Associação protectora de Asilos e Oficinas para Meninos Pobres, que os salesianos simplesmente dirigiam.


Na origem das «Oficinas de S. José» de Lisboa, bem como de outras instituições homónimas espalhadas pelo país a partir dos anos 80 do século XIX, encontramos uma ideia directamente inspirada no modelo oferecido pela Oficina de S. José do Porto (1883) e indirectamente, através desta, no espírito e nas obras educativas promovidas por S. João Bosco a favor dos jovens mais pobres e abandonados da sociedade.

Oficinas de S. José [1953]
Praça S. João Bosco, 34; Rua Saraiva de Carvalho
Kurt Pinto, in AML

A inauguração do novo edifício, na localização actual é de 1906. Na sequência da revolução política de 1910, o edifício é requisitado para fins militares até 1920. Em 1925, com a chegada do salesiano Aquiles Marchetti, as artes gráficas tomam grande impulso e desenvolvimento.
A partir dos inícios da década de 1970, o ensino profissional, que caracterizou as Oficinas de S. José desde os seu primórdios, desaparece por completo. Pouco a pouco vai sendo reduzido o internato e o ensino torna-se exclusivamente liceal.

Oficinas de S. José [1953]
Praça S. João Bosco, 34; Rua Saraiva de Carvalho
Kurt Pinto, in AML

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, 1939.
lisboa.salesianos.pt.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics