Friday 17 August 2018

Sport Lisboa e Benfica: Estádio das Amoreiras

Em 1923 — recorda-nos Norberto de Araújoa Casa Alferrarede, que se continua da Casa Anadia, vendeu terrenos ao Sport Lisboa e Bemfica, e o gracioso Horto [de Marcolino Teixeira Marques] desapareceu a pouco e pouco, até pela razão de seu proprietário se encontrar velho.


A colectividade desportiva do Sport Lisboa e Bemfica data de 1904, e possuiu, antes deste campo de jogos, o de Bemfica [Feiteira] e depois o de Palhavã [Sete Rios]. Foi durante uma das direcções do seu sócio fundador e grande animador do Club, Cosme Damião, que foram adquiridos os terrenos para construção de um estádio, que seria um dos melhores de Lisboa, se se houvesse concluído. Fizeram-se o campo de jogo, inaugurado em 13 de Dezembro de 1925, e algumas dependências.

Estádio das Amoreiras [post. 1925]
À esquerda vê-se parte da antiga Estação da Carris com acesso pela Rua das Amoreiras
Fotografia anónima


O Sport Lisboa e Bemfica, que é das mais importantes e populares agremiações desportivas de todo o país, vai sair deste sítio, pois o seu campo é sacrificado ao plano de urbanização e construção de uma Avenida [Eng.º Duarte Pacheco], que ligará à monumental ponte projectada sobre o vale de Alcântara até à Cruz das Oliveiras

N.B. Além do campo principal o complexo dispunha de dois "courts" de Ténis e um campo de basquetebol Actualmente, nos terrenos onde esteve o campo e instalações desportivas está o Liceu Francês e a Avenida Eng.º Duarte Pacheco. Em finais de 1940, o Benfica abandonou as Amoreiras.
________________
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XI, p. 85, 1939.

5 comments:

  1. Excelente trabalho. Eu vou definitivamente e pessoalmente recomendaar aos meus amigos.

    ReplyDelete
  2. Can you tell us more about this? I'd love to find out more
    details.

    ReplyDelete
  3. Síntese perfeita de um acontecimento interessante, da história de um clube.

    ReplyDelete
  4. It is not my first time to pay a visit this site, i am visiting this site dailly and take pleasant
    facts from here daily.

    ReplyDelete

Web Analytics