Friday 31 August 2018

Farol de Cacilhas

Carreiras entre o Cais do Sodré c Cacilhas de 3 em 3 quartos de hora. Uma só classe. Travessia do Tejo em 12 min. O desembarque faz-se no pontal de Cacilhas, onde se ergue um farol de luz fixa, branca. A saída da ponte há sempre trens de aluguer que permitem fazer as excursões adiante indicadas, sendo também fácil arranjar burros para os pequenos passeios, como ao Alfeite e Cova da Piedade.¹


Esta peça de sinalização funcionou em Cacilhas entre 31 de Dezembro de 1885 e 18 de Maio de 1978, tendo depois sido desmantelado e deslocado para a Ponta do Queimado, na freguesia da Serreta, na ilha Terceira (Açores).
Com a modernização dos sistemas de sinalização marítima, o Farol foi depois definitivamente desmantelado.

Farol de Cacilhas [ca. 1957]
Cais de Cacilhas
António Passaporte, in Arquivo Municipal Lisboa

A pedido da Câmara Municipal de Almada, a Marinha Portuguesa concordou na cedência desta emblemática peça patrimonial ao concelho.
Iniciou-se então o processo de restauro do Farol, composto por uma torre cilíndrica de ferro, com 12m de altura e 1,70m de diâmetro.
As obras foram executadas pelas oficinas da Direcção-geral de Faróis, em Paço de Arcos, e foram suportadas pela Câmara Municipal de Almada, em 40 mil euros, na sequência de um protocolo entre a Marinha e o Município.²

Farol de Cacilhas [ca. 1950]
Cais de Cacilhas
Garcia Nunes, in Arquivo Municipal Lisboa

Bibliografia
¹ PROENÇA, Raul (coord.), Guia de Portugal: v. Generalidades. Lisboa e arredores, vol. I, p. 609.
² cm-almada.pt.

2 comments:

  1. Bon article! Nous allons créer un lien vers ce superbe article sur notre site. Continuez le bon travail.
    Muriel Sattin

    ReplyDelete
  2. Eu vi este farol na Serreta,Ilha Terceira.

    ReplyDelete

Web Analytics