Friday 19 January 2018

Rua (do Arco) do Limoeiro

Chamou-se esta artéria em tempos não muito antigos "do Arco" por ter existido mais acima um arco ou passadiço que ligava o Paço de a-par-de S. Martinho [Cadeia do Limoeiro] à desaparecida paroquial desta invocação [de onde o nome Rua do Arco do Limoeiro, depois, do Limoeiro]; foi demolido precisamente há um século: 1838.


Mais uns passos, na rua. — prossegue Norberto de Araújo — defronte da casa da Guarda da Cadeia. nota essa varanda do prédio n.° 11, que assenta sôbre um singular balcão de pedra e em feitio de concha sem caneluras. É manifesto que êste suporte, de que não há espécime algum em Lisboa, veio de outro sitio para aqui; quem sabe se das derrocadas e transformações do Paço de a-par-de S. Martinho. 

Rua do Limoeiro [1941]
À esq. vê-se a
varanda do prédio n.° 11, a que mestre Araújo se referee que consta no arquivo da CML como pertencente ao Palácio Tentúgalideia que o olisipógrafo descarta; à dir, a antiga Casa da Guarda da Cadeia do Limoeiro actualmente ocupado pelo Centro de Estudos Judiciários.
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

E, já agora, contempla-me esta árvore frondosa, de raízes ao sol, junto à Casa da Guarda do Limoeiro: trata-se de um exemplar, pouco vulgar, de Filotaica Dioica, e que, segundo botânicos qualificados, deve ter mais de duzentos anos. Há algumas espécies iguais no Campo de Sant'Ana, na Ajuda e em Queluz. Tem direito à nossa veneração. Chegámos à bifurcação de S. Tiago e Santa Luzia.¹

Rua do Limoeiro [1941]
Antes do alargamento da via; ao fundo, a árvore centenária
da espécie Phytolacca Dioica e que ainda hoje existe-
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
¹ ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. II, pp. 52-60, 1938.

3 comments:

  1. Youг method of telling all in this post is in fact good, all can simply know it, Thanks a lot.

    ReplyDelete
  2. Hurrah! At last Ӏ got a bloց from where I know
    how t᧐ genuinely obtaion useful factѕ regarding my ѕtudy and knowledge.

    ReplyDelete
  3. Thankfulness tо my father who informed me on the topic of this website, this bⅼoց is truly
    amazing.

    ReplyDelete

Web Analytics