Thursday, 13 October 2016

Igreja de São Nicolau

O templo primitivo data do séc. XIII. Totalmente destruído pelo Terramoto de 1755 foi reedificado em 1780 com traço do arq.º Reinaldo Manuel dos Santos, prolongando-se as obras até 1850. A igreja, revestida exteriormente a cantaria, encontra-se orientada a Norte e a sua fachada principal, cortada verticalmente por 6 pilastras, possui os corpos externos laterais arredondados. 

 Igreja de São Nicolau |1959|
Rua da Vitória; Rua da Prata

Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente

No interior destacam-se: as pinturas do tecto da nave atribuídas a Pedro Alexandrino de Carvalho, representando cenas da vida de S. Nicolau e uma alegoria à Fé, Esperança e Caridade e a antiga Capela do Santíssimo, revestida de mármores, com tecto de cúpula e lanternim. Possui um núcleo museológico de arte sacra, que foi aberto em 1914.

 Igreja de São Nicolau |1955|
Rua da Vitória; Rua da Prata

Fotografia anónima, in Lisboa de Antigamente

O arco da capela-mor, em cujo centro se vêm as armas reais, e, acima, em pedra emoldurada de lavores, um nicho, sem imagem ou escultura;
A Capela-mor, que é a dependência mais antiga da reedificação, revestida de mármores, e nela:
O tecto, de abobadilha, representando, a fresco, a «Glória de S. Nicolau», pintura de António Manuel da Fonseca;
O altar-mor, guarnecido de colunas de mármore, coroado de urna composição escultórica na qual se vêem os emblemas de. S. Nicolau; a imagem do Santo bispo pa droeiro; quatro tribunas, duas por cada lado.
 Igreja de São Nicolau [c. 1910]
Rua da Vitória; Rua da Prata

Joshua Benoliel, in AML

O recheio da Igreja apresenta elementos provenientes de outros conventos da cidade, nomeadamente do Convento de São Francisco da Cidade, relicários e talha dourada do Convento da Esperança, paramentos do Convento dos Lóios e do Mosteiro de Alcobaça.
Esta igreja integra a Lisboa Pombalina, que está classificada como Conjunto de Interesse Público.
 
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Inventário de Lisboa: Monumentos históricos, 1944.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics