Edificado no 3º quartel do séc. XVII, por iniciativa do 7º ou 8º Conde
de Redondo, este palácio, classificado como Imóvel de Interesse Público e
traduzindo um exemplar de arquitectura residencial barroca, resistiu ao
Terramoto de 1755 sem danos significativos.
![]() |
Palácio dos Condes de Redondo [1930] Rua de Santa Marta, 56 a 56-E Fotógrafo não identificado, in Arquivo do Jornal 'O Século' |
De planta rectangular composta por quatro alas em torno de um pátio também rectangular, apresenta volumetria paralelepipédica. A extensa fachada principal, desenvolvida em dois pisos, é constituída por sete corpos contíguos delimitados por pilastras toscanas, encontrando-se rasgada a um ritmo regular por duas ordens de 22 janelas, sendo as do andar nobre de sacada com guardas de ferro forjado e encimadas por cornija. O portal, emoldurado a cantaria e coroado por um friso com tríglifos, sobrepujado por frontão triangular interrompido no vértice, dá acesso ao pátio interior, no centro do qual existe uma cisterna seiscentista com guarda de cantaria.
No interior merecem destaque a escadaria desenvolvida a partir do átrio
situado ao fundo do pátio, assim como algumas salas com tectos
apainelados e estuques pintados. Tendo passado pelas mãos de vários
proprietários, está ocupado actualmente pela Universidade Autónoma de
Lisboa, que aí funciona desde os anos 80 do séc. XX.
Muito bom Blog! Com história e trechos de texto!
ReplyDeleteUma sugestão, juntamente com as fotos antigas se colocasse uma foto actual para verificar a transformação seria muito interessante!
Grato pelo apreço. Quanto à sua sugestão já existem outros sites que fazem esse tipo de comparações. De qualquer modo - e com o surgimento do Google - é fácil aos leitores fazerem a pesquisa se a tal estiverem interessados.
DeleteNo final de 80, faziam-se obras para o que veio a ser a universidade, entrei para ver o interior e assisti aos trolhas a partirem toda a azulejaria azul e branca duma da salas. Não havia um intacto... Fui logo embora. Não podiam ter sido salvos?...
ReplyDelete