Sunday 28 November 2021

Travessa de S. João da Praça, antigo Beco das Moscas, ou da Mosca

O nosso caminho vai ser a Travessa de S. João da Praça — o antigo e bairrista Beco da[s] Mosca[s] — e pela pitoresca serventia penetraremos em Alfama. Por agora espreitemo-la apenas-que curioso é esta perspectiva!


Ora aí tens — diz Norberto de Araújo — uma das mais pitorescas e originais betesgas de S. João da Praça: este enfiamento, sob os passadiços que ligam os dois corpos do velho Palácio dos Vila Flor, Duques da Terceira, e que foi até há poucos anos da Viscondessa da Abrigada, como te disse atrás. 
Tem qualquer cousa ainda de medieval, dando teatro, embora se venha desfigurando com arranjos e enxertos desde há uns anos a esta parte. 

Travessa de S. João da Praça. arco de entrada em pedra |1929|
Antigo Beco das Moscas, ou da Mosca
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

O tecto dos passadiços, sobre arcos de alvenaria, é de madeira, e por isso te digo que «dá teatro»; a nobreza da pedra não distingue esta serventia. Visto do lado de cima, o enfiamento ganha perspectiva, e à noite dá-nos ainda uma ilusão da Alfama quinhentista.
Aí tens o arco de entrada em pedra, com meias pilastras, e uma indicação do que deveria ter sido, expressão nobre bairrista ainda há um século.==

Travessa de S. João da Praça. arcos e  passadiços |c. 1900|
Antigo Beco das Moscas, ou da Mosca
José Artur Bárcia, in Lisboa de Antigamente

N. B. O Edital do Governo Civil de Lisboa de 17 de Outubro de 1863, crismou o Beco das Moscas, ou da Mosca, em Travessa de São João da Praça, a pedido de «alguns proprietarios de predios, e outros individuos, residentes» nesses arruamentos, alterando os topónimos comuns por referências religiosas dos locais onde se inseriam. O Beco das Moscas já aparece em 1858 no levantamento cartográfico de Lisboa executado por Filipe Folque e de acordo com aquele edital «dá serventia do Caes de Santarem para o largo da egreja parochial de S. João da Praça». [cm-lisboa.pt]
_________________________________________
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. X, pp. 27-37, 1939.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics