Tuesday 10 May 2016

Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova

Aqui temos esta pequena Ermida do Senhor Jesus da Boa Sorte e Santa Via Sacra. Eu te digo.

Existia já antes de 1722 e durou até 1745, na Igreja velha dos Anjos, uma capela da Irmandade do Senhor Jesus da Boa Sorte, que transitou, depois daquela data, para uma Ermidinha de N. Sr.ª da Nazaré, na Rua das Olarias, existente junto à embocadura da Travessa da Nazaré de hoje.
Neste sítio erguiam-se umas cito casas de um legado pio do Convento de S. Bento de que era administradora uma Veríssima Caetano da Conceição; tudo estava em terra. A Senhora Veríssima doou então parte do terreno, cheio de entulho, à tal Irmandade, com a condição de que esta fizesse um andar sobre a sacristia para acrescentamento da casa doadora. Aí tens a razão porque — pode observar-se — o prédio da esquina está agarrado à Ermida. [Araújo. VIII, 1938]

Ermida construída no séc. XVIII (1744-1748),  riscada e delineada por Manuel da Costa Negreiros, para substituir uma pequena ermida da invocação de Nª Sra. do Rosário, pertencente à Congregação do Sr. Jesus da Boa Nova, localizada no Campo da Lã ao Terreiro do Trigo (antigo Cais do Carvão).
Manuel da Costa Negreiros (?-1750), Major de engenheiros e arquitecto da Casa do Infantado, executou a Torre do Relógio da Igreja da Graça, a porta da Igreja do Sacramento e o Palácio Barbacena

Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova [c. 1910]
Rua do Jardim do Tabaco; Rua do Museu da Artilharia
Alberto Carlos Lima, in AML

Em 1775, com a abertura da Calçada Nova — actual Rua do Museu de Artilharia para dar passagem à zorra que conduzia a estátua equestre de D. José I, o Reformador da Fundição para o Terreiro do Paço , a fachada desta ermida ficou enterrada em relação à rua e integrada no conjunto das fachadas, passando despercebida.
Tem três altares de linda talha dourada, e era administrada por uma irmandade secular com o titulo de Via Sacra. Tinha de rendimento duzentos mil reis e uma propriedade mística por não ter sido ficado danificada com o Terramoto.

Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova [194-]
Rua do Jardim do Tabaco; Rua do Museu da Artilharia
Eduardo Portugal, in AML

A ermida, típica do barroco joanino revela os indícios da Escola de Mafra, e dos elementos utilizados no Convento de Mafra, tais como os capitéis jónicos da fachada, as janelas elípticas e os óculos circulares, com a influência certa da arquitectura borrominiana. O corpo anexo da sacristia, outrora sede da confraria, lembra um solar seiscentista, com as suas janelas de sacada.

Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova, fachada lateral, vendo-se a Cerca Fernandina formando as traseiras da ermida vista da Rua do Museu da Artilharia [1963]
Rua do Jardim do Tabaco; Rua do Museu da Artilharia
Arnaldo Madureira, in AML

O muro do fundo da ermida é a própria muralha da Cerca Fernandina.

Cerca Fernandina, formando as traseiras
da ermida do Senhor Jesus da Boa Nova [c. 1949]

Rua do Jardim do Tabaco; Rua do Museu da Artilharia
Eduardo Portugal, in AML

2 comments:

  1. Vivi vários anos muito próximo desta capela.
    Sentei-me muitas vezes no banquinho de pedra que se vê na fotografia.
    Como está o seu interior?
    Tenho muitas saudades.
    Maria Teresa

    ReplyDelete
  2. Nasci no Campo de Santa Clara, portanto, cruzava-me quase diariamente, com a Ermida, que me fascinava imenso, enquanto "pedaço" de Historia ali depositado.
    Se calhar, até me cruzei algumas ou muitas vezes com a Sra. Dona Maria Teresa?
    Muita saúde para todos.

    ReplyDelete

Web Analytics