Saturday 14 May 2016

Largo do Chafariz de Dentro ou dos Cavalos

O olisipógrafo Norberto de Araújo refere-se a este local como «o mais pitoresco apontamento de Lisboa em dez léguas da grande póvoa. Tudo quanto é generoso de expressão popular assentou aqui arraial. Alfama tem o seu Rossio — S. Miguel; a sua Sé — Santo Estêvão; o seu Terreiro do Paço — o Largo do Chafariz de Dentro. (...) este sítio chama-se «de Dentro», porque ficava dentro das muralhas do século XIV, que passavam um pouco mais recuadas, e em recta, em relação à linha de trânsito Terreiro do Trigo-Jardim do Tabaco.
O mesmo autor considera ainda este Largo de Alfamana confluência entre a Ruas do Terreiro do Trigo, do Jardim do Tabaco, dos Remédios e de São Pedro — , como «o Rossio de tôda a Alfama, e melhor diria o seu Terreiro do Paço pois muitos séculos não há que o mar aqui chegava.1
 
Largo do Chafariz de Dentro [Início séc. XX]
Chafariz de Dentro ou dos Cavalos
José Artur Leitão Bárcia, in AML
Largo do Chafariz de Dentro [Início séc. XX]
Chafariz de Dentro ou dos Cavalos
Paulo Guedes, in AML

Lera Calisto Elói que também o chafariz dos cavalos da rua Nova tinha prodigiosas virtudes em cura de moléstias de olhos. Procurou a rua Nova, que o terramoto de 1755 soterrara; procurou o chafariz, que, segundo ele, devia estar na rua dos Capelistas [actual do Comércio] ou Algibebes [actual de S. Julião] sucessoras daquela rua. Ninguém lhe dava conta do chafariz dos cavalos; e alguns lojistas interrogados supuseram que o provinciano não podia beber em fonte que não tivesse aquela aplicação.
O erudito respondia aos chacoteadores:
— Pois saibam que se perdeu um mirífico chafariz! Rezam os meus livros que as salubérrimas águas desta fonte perdida tinham a propriedade oculta de engordar as carruagens que bebiam dela; e acrescenta Marinho de Azevedo, textualíssimas palavras: e quando ela faz tão conhecidos efeitos nos animais, os fizera nos corpos humanos, se a beberam na sua fonte.
— Este homem parece que tem uma carruagem magra no corpo!
Com estas zombarias é que em Portugal os sábios são premiados. Se Calisto fosse um parvo, o Governo dava-lhe um subsídio até ele achar o chafariz dos cavalos.
(Camilo Castelo Branco, A Queda dum Anjo, 1866)

Largo do Chafariz de Dentro [1961]
Chafariz de Dentro ou dos Cavalos
Armando Serôdio, in AML

O Chafariz de Dentro, que não teve sempre esta disposição, (...) existia já no século XIV, com fartas águas que brotam do seu manancial vetusto, e foi objecto de arranjos em 1494. A sua principal reforma parece ser aquela a que se refere a inscrição em mármore rosa, colocada na frontaria e que reza na letra e ortografia da época: «Êste Chafariz mandou a Câmara desta Cidade reformar no ano de 1622, sendo presidente dela João Furtado de Mendonça do Conselho de Sua Magestada, e mais abaixo: «O qual se reformou com o dinheiro do real d'agua».»

Largo do Chafariz de Dentro [1929]
Chafariz de Dentro ou dos Cavalos
Fotógrafo não identificado, in Arquivo do Jornal O Século

Acrescenta Norberto Araújo que este «Chafariz chamou-se primitivamente «dos Cavalos» por motivo de as águas abundantes jorrarem da boca de cavalos de bronze que adornavam a frontaria; esses bronzes tê-los-iam levado os castelhanos, como recordação, quando levantaram o cerco a Lisboa (3 de Setembro de 1384), isto na interpretação dos dizeres de Fernão Lopes, o que não se concilia com a descrição que do chafariz faz Damião de de Góis (meados do século XVI), e na qual dá os cavalos existentes ainda. Há destas frequentes disparidades nos nossos livros velho[s].2

Largo do Chafariz de Dentro [c. 1950]
Chafariz de Dentro ou dos Cavalos
Fotógrafo não identificado, in AML

É provavelmente o chafariz mais antigo de Lisboa, também designado por Chafariz N.º 19. As águas deste chafariz abasteciam o Chafariz da Praia [de Alfama] e os seus sobejos iam para um tanque de lavadeiras no Cais da Lingueta. No século XIX, tinha quatro bicas, quatro companhias de aguadeiros, quatro capatazes, cento e trinta e dois aguadeiros e um ligeiro. (ANDRADE: 1851)
____________________________________
¹ ARAÚJO, Norberto de, «Legendas de Lisboa», p. 194, 1943.
2 idem, Peregrinações em Lisboa, vol. X, pp. 66-67, 1939. 

2 comments:

  1. I will immediately grab your rss feed as I can not to find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service.
    Do you've any? Please allow me realize in order that I may subscribe.
    Thanks.

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete

Web Analytics