Friday 31 December 2021

Chafariz da Calçada da Glória que foi de S. Pedro d'Alcântara

O chafariz de S. Pedro d'Alcantara era de cantaria, tinha cinco bicas de excellente agua, que começou a correr em 8 de setembro de 1754. O chafariz estava junto do deposito [Mãe de Água], mesmo defronte do convento, hoje collegio de orphâs da Misericordia, intitulado de S. Pedro d’Alcantara, e ultimamente a camara municipal transferiu-o para o começo da calçada da Gloria. [O recreio: 1890]

Chafariz da Calçada da Glória, aguadeiros [entre. 1903-1908]
Calçada da Glória
Charles Chusseau-Flaviens, in George Eastman House
Nota(s): O local não se encontra identificado pelo fotógrafo.
Chafariz da Calçada da Glória [1947]
Calçada da Glória
Fernando Martinez Pozalin AML

José Sérgio Velloso d’Andrade, na sua «Memoria sobre chafarizes, bicas, fontes e poços públicos de Lisboa, Belém, e muitos logares do termo», de 1851, conta que existia no terreiro superior da Alameda de S. Pedro de Alcântara um chafariz N.º 3 com 6 5 bicas, que tinha 5 Companhias de Aguadeiros, 5 capatazes, 165 aguadeiros e dois ligeiros. Referia-se, certamente, ao chafariz que se encontra, actualmente, um tanto ou quanto desfigurado, ao cimo da Calçada da Glória, local da paragem do Elevador da Glória. Terá sido inaugurado a 8 de Setembro de 1754. Em 1873, foi passado para o começo da Rua das Taipas e, por volta de 1880, arrumou-se onde está hoje.

Chafariz de S. Pedro d'Alcântara (ou N.º 3) [1821]
Transferido para a Calçada da Glória por volta de 1880.

Desenho  Luiz Gonzaga Pereira

Quem começou a aformosear e a aterrar o terreno da alameda de S. Pedro de Alcântara, em 18430-40, foi uma companhia da guarda real da policia, que se estabelecera em quartel no Palácio do Marquês de Santa Iria, hoje prédio n.ˢ 83 da Rua de S. Pedro de Alcântara, que ficava mesmo defronte da alameda. A calçada da Glória e a Rua das Taipas eram sítios de pouca passagem, e formavam uma ribanceira.

Localização do Chafariz de S. Pedro d'Alcântara [1856]
Legenda:
Vermelho
Chafariz de S. Pedro de Alcântara 
AzulMãe de Água
Verde: 
Localização actual na  Calçada da Glória
Levantamento [fragmento] topográfico de Filipe Folque, in AML


Bibliografia
RODRIGUES, Guilherme, O recreio: publicação semanal litteraria e charadistica, 1890.
VELOSO DE ANDRADE, José Sérgio , Memória sobre Chafarizes, Bicas, Fontes e Poços Públicos de Lisboa, Belém e muitos lugares do Termo., 1851.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics