Sunday 26 December 2021

Casa Campião

Em 18 de Novembro de 1783, a Rainha D. Maria I outorgou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (S.C.M.L.) uma Lotaria, criando assim a «Lotaria Nacional Portuguesa». Em Março de 1840, Pedro José Pereira Campião, comerciante em Lisboa, natural de Tomar, fundou a casa de câmbios «Campião» que comercializava os bilhetes da Lotaria Nacional.

Casa Campião  [c. 1910]
Rua do Amparo, 116-118 [actual n.º 2C]
Joshua Benoliel, in AML

Em 1902, Pedro Campião passou o negócio ao seu empregado, José Dias, que em parceria com seu irmão, Vicente Carlos Dias, criou a firma José Dias & Dias, Sucessores de Campião & Companhia.
Com a escassez do movimento de câmbios e a especialização da firma na diversidade que o negócio dos jogos dava, em 14 de Maio de 1975, foi requerido o cancelamento do Alvará para o exercício da actividade cambial.
Embora sem o exercício do comércio de câmbios, a firma, nos dias correntes, mantém a exploração de loterias e outros jogos de fortuna. [bportugal.pt]

Casa Campião  [c. 1910]
Rua do Amparo, 116-118 [actual n.º 2C]
Alberto Carlos Lima, in AML

Depois da 2ª Guerra Mundial, o «Campião», abriu filiais por todo o País e aumentou a sua rede de revendedores que hoje atinge perto de 2.000, sendo hoje a casa de lotarias mais antiga do mundo, com mais de 180 anos de existência, tornando-se digna de menção no «Guiness Book of World Records». [campiao.pt]

Casa Campião  [1968]
Rua do Amparo, 2C
Garcia Nunes, in AML

No comments:

Post a Comment

Web Analytics