Friday 30 June 2017

Paço de Xabregas / Palácio Niza / Asilo de D. Maria Pia

No local onde se ergue o edifício da antiga Escola-Asilo de D. Maria Pia (1867), que sucedeu ao Palacio Niza,  existia no século XVI, seguramente depois de 1510, o Paço Real de D. Leonor, viúva de D, João II.  Era este o Paço arrabaldino de Xabregas — o segundo, pois outro houve anteriormente, mais a Nascente, e que durou no século XII e XIV —, e nele residiram eventualmente os reis de Portugal, até D. João IV (com excepção dos Filipes).  D. João IV, a pedido da Rainha D. Luisa de Gusmão, doou o Paço ou Palácio a sua camareira-mor, a Condessa de Unhão, D. Juliana de Faro (...)


No meado do século passado, pela morte do 5.° Conde de Unhão, D. João Xavier Teles de Menezes e Castro, casado corm a Marquesa de Niza, D. Maria José da Gama — a casa de Unhão reuniu-se às de Niza e de Vidigueira, e o Palácio de Xabregas entrou a ser «Niza», e assim continuou até que o último Marquês, D. Domingos da Gama — o famoso e elegante boémio, largo de mãos, fidalgo sempre, mas caído afinal em pobreza, se viu obrigado a desfazer-se desta sua e adaptação, concluídas nos primeiros dias de Julho. casa (1862), vendendo-a a um particular — cujo nome ignoro — ao qual em 1867 o Estado a comprou para nela instalar o Asilo de D. Maria Pia, criado por decreto de 14 de Março de 1867, deterrninando-se logo obras sumárias de reparação 

Palácio dos Marqueses de Niza / Asilo de D. Maria Pia [ant. 1895]
Rua da Madre de Deus
Augusto Bobone, in Lisboa de Antigamente

Destinara-se o Asilo a recolhimento e casa de correcção de menores, tendo assim duas funções, a segunda das quais é aquela que compete hoje [1939] aos estabelecimentos da Tutoria de Infância.
Não andou com fortuna o novo estabelecimento, pois logo a 19 do mês e do ano em que começou a funcionar, já com as obras concluídas, ardeu quási totalmente, com excepção da Capela, que tinha a invocação de N. Senhora da Conceição.
O edifício, a esforços do Infante D. Augusto e do Cardeal Patriarca, que era então D. Manuel Bento Rodrigues, foi rapidamente reedificado, muito melhorado em relação à primeira traça do corpo que se incendiara. 

Palácio dos Marqueses de Niza / Asilo de D. Maria Pia,  pátio central [ant. 1895]
Rua da Madre de Deus
Augusto Bobone, in Lisboa de Antigamente

Em 1869 morreu a última freira clarista, já muito velhinha, do Mosteiro da. Madre de Deus, e logo esta casa foi anexada ao Asilo com sua formosa Igreja, salas e claustros. Em 4 de Outubro de 1871 determinaram-se novas obras de restauro, reintegração e adaptação (nem todas felizes), executadas sob a direcção do arquitecto João Maria Nepomuceno, continuadas depois pelo condutor de obras públicas Liberato Teles. E posteriormente alguns outros benefícios o Asilo mereceu.

Asilo de D. Maria Pia / Palácio dos Marqueses de Nisa [ant. 1895]
Claustro de D. João II
Augusto Bobone, in Lisboa de Antigamente
Asilo de D. Maria Pia / Palácio dos Marqueses de Nisa [ant. 1895]
Cozinha
Augusto Bobone, in Lisboa de Antigamente
Asilo de D. Maria Pia / Palácio dos Marqueses de Niza [ant. 1895]
Oficina de sapateiro
Augusto Bobone, in Lisboa de Antigamente

Assim se compreende que a Casa não corresponda, em aspecto interior, aos títulos do seu passado; beleza, se a teve, foi sacrificada à comodidade dos alunos, em benefício da orientação técnica, pedagógica e educativa, que a determinara. Existem, contudo, ainda alguns vestígios de arte, sobretudo em cerâmica de azulejo, e num ou noutro pormenor, mas que não vão além do século XVIII.

Palácio dos Marqueses de Nisa [1938]
Rua da Madre de Deus: ao fundo o  viaduto de Xabregas
Henrique Cayolla, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
(ARAÚJO, Norberto de, Inventário de Lisboa: Monumentos históricos, p. 227, 1944)
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XV, pp. 44-45, 1939)

3 comments:

  1. Do you have any video of that? I'd care to find out more details.

    ReplyDelete
  2. Thanks very nice blog!

    ReplyDelete
  3. Alcandorada numa encosta sempre instável, na outra ponta da Cidade, a Rua Maria Pia continua com os problemas de sempre, entre eles o da toxicodependência que de lá parece não querer saír.
    Encontrei este postal no meio de arrumações, como alguns outros que irei afixando em https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/11/lisboa-rua-maria-pia.html.
    Bom fim-de-semana, e felicitações pelo seu trabalho!

    ReplyDelete

Web Analytics