A Calçada do Marquês de Tancos vem da Costa do Castelo para o Largo de S. Cristóvão; deriva o nome do Palácio do Marquês de Tancos.
Estamos na confluência da Costa do Castelo e da Calçada do Marquês de Tancos. Este edifício enorme da esquina [à dir. na 2ª foto], e que se vê de quási toda a cidade, é o antigo Palácio daqueles titulares; data do século XVII, e é hoje [1938] propriedade de Alves Denis. (...)
Calçada Marquês de Tancos [c. 1900] Casa da Srª Rita e do Sr. Januário que serviu de cenário para o filme "O Costa do Castelo" de 1943. Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente |
Esses renques de casas defronte do Palácio, na rua que desce a S. Cristóvão, presentemente melhoradas de aspecto, acusam construção antiga e oferecem um aspecto de certo modo gracioso; foram em tempos moradias de criados da casa Tancos. Debruçado sobre o Caldas, este sítio de reduzida área tem, como vês, ainda algum traçozito de pitoresco.
Este renque de casas de traçozito de pitoresco — como as apelida Norberto de Araújo — foi demolido nos finais da década de 1940 aquando da edificação do Mercado do Chão do Loureiro inaugurado em 1951.
Calçada Marquês de Tancos [1945] Ao fundo, a torre sineira da Igreja de São Cristóvão e São Lourenço Casa da Srª Rita e do Sr. Januário que serviu de cenário para o filme "O Costa do Castelo" de 1943. Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. III, p. 16, 1938.
As minhas felicitações por esta entrada e a sua ligação ao "Costa do Castelo"! Nos anos 60 passava ali diariamente a caminho do Rossio e não me passava pela cabeça a ligação e muito menos a existência destas casas. Sempre conheci naquele local o Mercado. Nem imagino como deveriam ser as traseiras das casas face ao desnível em relação à Calçada Conde de Penafiel.
ReplyDeleteCorrijo: Não é a Calçada Conde Penafiel mas "Beco" e Largo da Atafona.
ReplyDelete