Friday 28 April 2017

Largo Duque do Cadaval

Do Largo Duque do Cadaval (Freguesia de Santa Justa) não existe atribuição oficial do topónimo nem quaisquer data de referência De acordo com a DEAT/CML [Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia] em email de 18/l l/05, «trata-se de um terreno propriedade da CP. e, como tal, não é da competência da CML atribuir-lhe denominação». 
(in Ler história - Edições 52-53, p. 233)

Largo Duque do Cadaval [1929]
Funeral do poeta Augusto Gil (1873-1929); chafariz; hotel
Mário Novais, in Biblioteca de Arte da F.C.G.

O que se sabe é que esta área eram chãos da Casa Cadaval. Nestes terrenos assentavam o Palácio — construído entre 1837 e 1845 e demolido por volta de 1880 —, jardins e pátios do Duque de Cadaval (sensivelmente onde hoje se encontra a Estação do Rossio).
  

5 comments:

  1. Creio que é o único arruamento privado de Lisboa e que vem da Casa Cadaval. À direita da fotografia vê-se uma cancela em ferro, que penso que ainda existe, e que fecharia a rua (privada).

    ReplyDelete
  2. Os portões instalados no acesso sul deste largo, atestam bem que se trata de propriedade privada. Desconheço se terão também existido no acesso norte.

    ReplyDelete
  3. Ainda a propósito dos arruamentos em espaços privados, vieram-me à memória as Escadinhas da Saúde. De facto no blog Toponímia de Lisboa pode-se ler: "O seu traçado havia sido entregue à Câmara em 12 de dezembro de 1899, por António Caetano Macieira, que no seu terreno pretendia construir uma escadaria para ligar a Rua da Mouraria à Rua Marquês Ponte de Lima." Ainda será privada?

    ReplyDelete
  4. É uma boa pergunta paraa a qual, infelizzmente, não tenho uma resposta, pelo menos para já.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda relativo a esta minha dúvida, por dedução, concluo que já não é privada porque, recorrendo à página http://www.cm-lisboa.pt/toponimia verifico:
      1 - Existe uma entrada para as Escadinhas da Saúde que refere: "Esta via pública que liga a Mouraria com a Rua do Marquês de Ponte de Lima teve topónimo atribuído por deliberação camarária de 17/05/1906, pela proximidade à Ermida da Senhora da Saúde, erigida em 1505. Já no final do século XX foi mais uma vez perpetuada esta Ermida e a sua conhecida procissão com a atribuição da Rua da Senhora da Saúde."
      2 - Não existe entrada para o Largo Duque do Cadaval.

      Esta minha dedução, vale o que vale, obviamente.

      Delete

Web Analytics