Sunday 30 April 2023

Rua Pascoal de Melo

Pascoal José de Melo (Rua de) — Pretendeu-se honrar nesta denominação a memória do célebre jurisconsulto a Pascoal José de Melo Freire dos Reis (1738-1798), adoptando-se uma das duas formas porque este grande luminar do foro português foi conhecido.
Posteriormente à existência desta menção, e no intuito de se abreviar a denominação desta via pública, foi mutilado o nome do ilustre cultor do direito português, reduzindo-se o letreiro a Rua de Pascoal de Melo, apelidos pelos quais nunca o abalizado jurisconsulto foi conhecido. Melhor teria sido ao intento a adopção da segunda das duas formas que distinguem o seu nome, e que foi por seu sobrinho adoptada para distintivo das suas obras — Rua «Melo Freire». Legalizada esta designação pelos editais da Câmara de 13 de Dezembro de 1882 e de 8 de Junho de 1889.
(BRITO, Gomes de, Ruas de Lisboa. Notas para a história das vias públicas, 1935)

Rua Pascoal de Melo, 5-11 |1940-50|
Em 1951, foi suprimida a partícula “de” nos letreiros toponímicos deste arruamento,
ficando Rua Pascoal de Melo.
Mário Novais, in Lisboa de Antigamente
Nota(s): local da fotografia não está identificado no arquivo.

Os dois primeiros prédios na imagem acima, com os n.ºˢ de polícia 11 e 9, respectivamente, ainda lá estão. O último prédio — do qual só se descortina o torreão — ocupava os n.ºˢ 5-7 da Pascoal de Melo e tornejava para a Rua António Pedro, 113 [vd. imagem abaixo] já se encontrava demolido por volta de 1948.

Rua Pascoal de Melo |1911|
À esquerda, a fábrica de cerveja Germania, mais tarde Portugália e o Jardim Constantino e, ao fundo o Largo D. Estefânia; à direita, a Rua António Pedro e a Av. Almirante Reis para onde se dirige o «Desfile militar na homenagem à memória do Almirante Cândido dos Reis e de Miguel Bombarda».
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente
Nota(s): o local da foto está erradamente identificado no arquivo.

Este edifico — uma moradia unifamiliar — foi distinguido, em 1914, com Menção Honrosa pelo júri do Prémio Valmor, atribuída a projectos "de arquitectura pouco vulgar e de um incontestável bom gosto artístico". O seu autor foi o “condutor de obras públicas” e arqº António Rodrigues da Silva Júnior (1868-1937).

Edifício Menção Honrosa do Prémio Valmor de 1914
Casa do director técnico da Fábrica Germânia,  Richard Eisen, depois Portugália.
Gaveto da Rua Pascoal de Melo, 5-7 com Rua António Pedro, 113; 
demolido c. de 1948.

2 comments:

  1. Morei no n. 11 entre 1957-73.

    ReplyDelete
  2. Desconhecia a origem do topónimo. Excelente trabalho.

    ReplyDelete

Web Analytics