Sunday 13 March 2022

Panorâmica do sítio de Arroios

Eis uma fotografia deveras interessante e com mais de cem anos. Se o leitor observar atentamente, verá no canto inferior esquerdo, um troço da antiga «Avenida Dona Amélia»¹, actual Almirante Reis (já arborizada), que termina abruptamente no muro que circunda o «Convento e Igreja (Hospital) de Nossa Senhora da Conceição de Arroios»²; o seu prolongamento — paralelo ao casario da velha Estr. de Sacavém (actual Rua Quirino da Fonseca) — irá conduzir, anos mais tarde, à «Praça do Areeiro». Identificada pela letra "C" observa-se a antiga «Capela da Azinhaga das Freiras».
No local junto ao muro do hospital de Arroios nascerá a rotunda da «Praça do Chile»³, para a direita temos a «Rua Moraes Soares» e para a nossa esquerda o começo da «Rua António Pereira Carrilho»⁵ (troço da antiga Estrada da Circunvalação) na direcção do «Largo do Leão» — os edifícios assinalados com as letras "A" e "B" ainda existem.

Panorâmica do sítio de Arroios [c. 1919]
Terrenos da Avenida Almirante Reis, vendo-se ao fundo, os torreões da praça de Touros do Campo Pequeno.
Alberto Carlos Lima, in Lisboa de Antigamente

Em último plano, podem ver-se os quatro torreões da «Praça de Touros do Campo Pequeno»; à direita deste vêm-se as chaminés da antiga «Fábrica de Cerâmica Lusitânia» situada defronte do Palácio Távora Galveias na velhinha Estr. do Arco do Cego, localização actual do edifício-sede da Caixa Geral Depósitos e onde ainda se pode ver uma chaminé de um dos seus fornos.

Levantamento topográfico do sítio de Arroios, 1909
Legenda (clicar na imagem para ampliar):
¹ Avenida Dona Amélia actual Almirante Reis² Convento e Igreja (Hospital) de Nossa Senhora da Conceição de Arroios³ Praça do Chile Rua Moraes Soares Rua António Pereira Carrilho Largo do Leão Estr. de Sacavém.
"A" e "B" edifícios que ainda existem; "C" Capela da Azinhaga das Freiras.
Planta de Lisboa [fragmento]: Vieira da Silva Pinto, 1909, in Lisboa de Antigamente

3 comments:

  1. Excelente trabalho de conhecimento toponímico.
    Anabela S. Cardozo

    ReplyDelete
  2. Excelente descrição... Muito obrigado.

    ReplyDelete
  3. Muito interessante, que harmonia de paisagem urbana e rural.

    ReplyDelete

Web Analytics