Sunday 6 March 2022

Rua de Santa Cruz do Castelo que foi da Alcáçova

Eis-nos na Rua de Santa Cruz — recorda o ilustre Norberto de Araújo — , onde podes notar esse prédio n.° 38-40, logo no seu começo neste lanço, e que parece ser dos mais antigos, e certamente dos mais pobrezinhos e pitorescos da freguesia. Finalmente aqui tens o terceiro prédio dos representativos de que te falei; é o n.º 74. Guarda exteriormente um certo aspecto, e tem também um pequeno pátio, «das Laranjeiras», sem nenhuma expressão.

Rua de Santa Cruz do Castelo |ant. 1908|
Junto ao n.º 3 (à esq.)
Machado & Souza, in A.M.L.

O nome da freguesia de Santa Cruz do Castelo advém da Igreja de Santa Cruz da Alcáçova, depois chamada de Santa Cruz do Castelo e que aparece já num documento de 25 de Maio de 1168.
Nesta altura a freguesia correspondia à paróquia e abrangia todo o recinto murado do Castelo e alcáçova de Lisboa e assim tem permanecido até à actualidade.
A denominação da paróquia civil foi mudada para Castelo, por decreto de 16 de Março de 1915.

Rua de Santa Cruz do Castelo |ant. 1908|
Junto ao n.º 74 (à esq.)
Machado & Souza, in A.M.L.

Ao chegarem ao Largo do Chão da Feira continuaram a subir, passando por baixo da Porta da Alcáçova; atravessaram um pátio seco cheio de folhas e ramos atirados pelo vento e subiram pela Rua Direita de Santa Cruz em direcção à Igreja de Santa Cruz da Alcáçova [do Castelo].
(in Lisboa Triunfante, David Soares, 2008)

Rua de Santa Cruz do Castelo |ant. 1908|
Junto à Porta de S. Jorge ou da Alcáçova
Machado & Souza, in A.M.L.

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. III, p. 26, 1938.
 cm-lisboa.pt.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics