Este arruamento foi atribuído na Sessão de Câmara de 25 de Outubro de 1928 por proposta de um vereador, conforme aparece descrito nas actas: «O Sr. Quirino da Fonseca: — Sr. Presidente apresento as seguintes propostas: «Estando a ultimar-se a Rotunda onde actualmente chega a Avenida Almirante Reis, tenho a honra de propor que, em homenagem à República Sul Americana do Chili, essa Rotunda seja denominada Praça Chili.»
Construção da Praça do Chile [1942] Avenida Almirante Reis Fotógrafo não identificado, in DN |
Em 1942, a Praça do Chile vai receber a estátua de Neptuno, obra do escultor Machado Castro, que será transferida mais tarde para a Estefânia, substituída (em 1950) pela estátua de Fernão de Magalhães oferecida oferecida pelo Chile.
Praça do Chile [1942] Ajardinada a rotunda nota-se o lago ainda sem a estátua do Neptuno; Avenida Almirante Reis Fotógrafo não identificado |
Depois da demolição do velho Chafariz do Loreto, andou a estátua do Neptuno a peregrinar, do depósito de águas das Amoreiras para o Museu Arqueológico do Carmo, e deste para os Barbadinhos, daqui para esta Praça do Chile, para finalmente se estabelecer no lago da rotunda do Largo de Dona Estefânia em 1951.
Praça do Chile [1950] A estátua de Neptuno, de 1771, em mármore de Carrara, é obra do escultor Machado Castro. Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente |
Que beleza, e que limpeza.
ReplyDelete