Monday 1 February 2021

Ermida de Nosso Senhor do Cruzeiro

A pequena capela de Nosso Senhor do Cruzeiro, na rua do mesmo nome, terá sido erguida durante o reinado de D. Maria I, possivelmente a par das obras de construção do Palácio Nacional da Ajuda, quando a região ainda era um descampado. Poderia destinar-se a substituir uma antiga ermida, que algumas tradições dizem ter sido edificada no século XVI para albergar uma imagem de Nossa Senhora da Ajuda, invocação da Virgem cultivada pelos marinheiros no lugar do Restelo, e que teria aparecido a um pastor nesse descampado. Uma outra lenda conta que a ermida primitiva guardaria o cruzeiro resultante de um voto feito a Nosso Senhor pelo marinheiro Gaspar Manso, nas vésperas de uma viagem, hoje recolhido no Museu Arqueológico do Carmo. O cruzeiro porta a inscrição:

«GASPAR MANSO PATRAO MOR ME POS 1609»

Ermida de Nosso Senhor do Cruzeiro  |ant. 1939|
Rua do Cruzeiro, 90-94
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

O pequeno templo possui uma tipologia arquitectónica estilisticamente incaracterística, e é desprovido de elementos decorativos de relevo. A fachada principal compõe-se unicamente de um portal em arco de volta perfeita com bandeira concheada, terminando em empena triangular encimada por cruz com fogaréus barrocos nos extremos. A planta é irregular, e no interior, com nave coberta por abóbada de berço, conservam-se dois modestos altares.
Foi destino de muitos devotos locais, com uma festa anual celebrada pelo menos até 1901, no domingo de Pentecostes. Abandonada durante muito tempo, encontra-se actualmente recuperada, e integrada na propriedade onde foi construído um lar de idosos, o Lar de São José. [IGESPAR]

No comments:

Post a Comment

Web Analytics