Sunday 21 October 2018

Rua de São João da Praça: Hospício de S. Rafael

E aí tens a razão da invocação de S. Pedro, aqui por êste bairro da Alfama: Porta, depois Arco de S. Pedro, Tôrre de S. Pedro, e Rua de S. Pedro, seguindo aí já à direita, e que por agora deixamos. Tinha a Igreja a porta voltada ao poente.


Aí os temos neste apontamento, na porta n.° 2, à entrada da Adiça; oferece certo interêsse com um arco desenhado, e um corpo central encravado na parede da construção do século passado, e sôbre o qual existe uma varanda, adeantada de uma porta guamecida de cantaria. Era isto, assim tal qual, a porta da velha S. Pedro? Não era nem o podia ser, digo eu discordando do que anda escrito por alguns bons autores. A mesquinhez do que aí está não podia corresponder a um portal de templo.

Rua de São João da Praça [ c. 1903]
 Confluência com a Rua da Adiça, 2
Machado & Souza, in AML

Sucedeu que, depois de desaparecer S. Pedro, se ergueu aqui, 1780, talvez aproveitando materiais, um Hospício, intitulado de N. Senhora da Conceição ou dos Sufragadores das Almas do Purgatório, religiosos da ordem fundada em Gusmão, e que tinham por patrono o arcanjo S. Rafael; o hospício possuía a sua Igreja, cuja porta principal estava voltada ao Sul. O Hospício foi extinto em 1834, e pouco depois construiu-se o prédio que aqui temos à vista, e no qual se pouparam uns pormenores da casa religiosa, que são afinal estes, que eram da face lateral.
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. X, p. 49, 1939)



 
Rua de São João da Praça   [c. 1950]

Confluência com a Rua da Adiça, 2 (ao fundo); Tv. do Chafariz de El-Rei

Eduardo Portugal, in AML
(clicar para ampliar)

2 comments:

  1. Magnificent website. Plenty of helpful information here.
    I am sending it to several pals ans additionally sharing in delicious.
    And obviously, thanks for your effort!

    ReplyDelete
  2. Qᥙalitу articles is the maіn tⲟ invite the people to pay a quick visit the weeƅ site,thɑt's what this site is providing.

    ReplyDelete

Web Analytics