Friday 12 October 2018

Fábrica de Moagem a Vapor de Sacavém

Fundada em Sacavém, na década de 1870 (1879?), por Domingos José de Moraes, era, conjuntamente com a moagem do Caramujo, em Almada, a fábrica de farinha que estava, já em 1889, equipada com o sistema de moagem mais moderno — o austro-húngaro — equiparando-se, então, às mais avançadas unidades mundiais desta indústria. 
Em 1892 era a unidade fabril com maior força produtiva do país. No início de 1904, a partir dos seus edifícios. anexos, maquinismos, quotas de rateio. etc., fundou-se a Companhia Nacional de Moagem, para farinaaçâo, comércio de cereais. descasque de arroz e «...aproveitamento dos sub productos e quaesquer industrias congéneres, accssorias e derivadas, como panificação e fabrico de massas alimenticias e bolachas». Tinha um capital social de 600.000$000 réis.
Em 1907 foi integrada no recém fundado grupo da Nova Companhia Nacional de Moagens.

Fábrica de Moagem a Vapor de Sacavém [ca. 1912]
Praça da República; Largo da Feira
Joshua Benoliel. in Lisboa de Antigamente
Nota(s): esta fotografia não está identificada no AML

Em Sacavém de Baixo, o Largo da Feira (ou Terreiro de Sacavém), junto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, foi rebaptizado de Praça da República; junto desta, a Rua dos Armazéns e a Rua da Estação viram os seus nomes alterados para Rua Miguel Bombarda e Domingos José de Morais (proprietário da fábrica na foto), respectivamente.

Fábrica de de Moagem a Vapor de Sacavém, de Domingos de José Moraes, em 1898
Praça da República
IV Centenaire de la Découverte de la Route Maritime des Indes. Excursion industrielle de Lisboa à Thomar, p. 58 Imagem retirada de FOLGADO, Deolinda e CUSTÓDIO, Jorge, Caminho do Oriente – Guia do Património Industrial, Lisboa, Livros Horizonte, 1999. p. 211
Foto Marinho, in Lisboa de Antigamente

2 comments:

  1. Thanks for finally talking about >"F�brica de Moagem a Vapor de Sacav�m" <Loved it!

    ReplyDelete
  2. I want to to thank you for this great read!! I certainly loved every little bit of
    it. I have you bookmarked to check out new things you
    post…

    ReplyDelete

Web Analytics