Sunday 19 November 2017

Hotel Ritz

A construção do hotel Ritz, projectado pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, teve início em 1952 e  foi inaugurado em 1959. Para a distinção do Ritz, ainda hoje uma referência no quadro da hotelaria nacional, muito contribuíram consagrados artistas, entre os quais Almada Negreiros, Sarah Afonso, Barata Feyo ou Carlos Botelho. Por indicação do regime de então, ansioso por ter na capital uma unidade de luxo com todos os requisitos da hotelaria moderna, foi constituída, especialmente para este efeito, uma Sociedade de Investimentos Imobiliários (Sodim), da qual fazia parte, entre outros, o banqueiro Ricardo Espírito Santo. Refira-se que em 1959 — quer modernos quer conservadores — não gostaram do que viram, tendo sido muito criticadas as opções artísticas adoptadas para o hotel. Consta, até, que o próprio Salazar — que só visitou o Ritz uma única vez, numa pré-inauguração exclusiva —, não apreciou nada do que lhe foi dado ver no hotel, tendo permanecido em silêncio durante a visita acabando por sair pela porta de serviço das cozinhas, não tendo mais lá sido visto, nem sequer para inaugurarão oficial, à qual, aliás, se recusou a comparecer.
A publicidade ao Ritz dava-o como «O Grande Hotel de Lisboa». Estava equipado com trezentos quartos, todos com sala de banho privativa revestida de mármore, e anunciava-se ambiente climatizado e ventilação garantida por aparelhagem silenciosa. Um must daquele tempo.

Hotel Ritz [1959]
Rua Castilho, Rua Rodrigo da Fonseca; Rua Joaquim António de Aguiar; Rua Marquês de Subserra
Obras do metropolitano, vendo-se à esquerda a estátua do Marquês de Pombal e, em baixo, os terrenos do antigo Palácio Sabrosa; ao fundo vê-se o hotel Ritz
Judah Benoliel, in Arquivo Municipal Lisboa

Situado no topo de uma colina no coração de Lisboa, a quinze minutos do aeroporto e a dez minutos da baixa e zona histórica de Lisboa, o hotel reflecte o encanto e história de Portugal na sua arquitectura e interiores espaçosos. Trata-se de uma construção de grande monumentalidade, acentuada pela sua dimensão, pela sua perfeita geometria e pelo revestimento integral das fachadas a mármore. Oferece 284 amplos quartos, com luxuosos quartos de banho em mármore, varandas debruçadas sobre o Parque Eduardo VII, com vistas fabulosas sobre a cidade. O (agora) Four Seasons Ritz Hotel detém mais de 600 obras de arte, desde tapetes e carpetes artesanais, pinturas e esculturas que ornamentam os halls de mármore do hotel. Os seus hóspedes têm ao seu dispor o centro de negócios, 'fitness centre' muito bem equipado, spa e a piscina interior. Do restaurante 'Varanda'' desfruta-se de excelente vista para o Parque Eduardo VII e para os terraços do hotel e oferece o melhor da cozinha portuguesa e internacional. O 'Ritz Bar'' com decoração onde predominam as cores vermelho e preto, tem música ao vivo em piano.

Hotel Ritz [1959]
Rua Castilho, Rua Rodrigo da Fonseca; Rua Joaquim António de Aguiar; Rua Marquês de Subserra
António Passaporte, in Arquivo Municipal Lisboa
Hotel Ritz vista tomada do Parque Eduardo VII [ca. 1960]
Rua Castilho, Rua Rodrigo da Fonseca; Rua Joaquim António de Aguiar; Rua Marquês de Subserra
António Passaporte, in Colecção Loty

O interior, luxuosamente desenhado, acolhe mobiliário fabricado expressamente nas oficinas da Fundação Ricardo Espírito Santo, assim como obras de arte moderna dos mais consagrados artistas da época, como Almada Negreiros, Querubim Lapa, Martins Correia, Lagoa Henriques, Sara Afonso e Carlos Botelho contribuíram para a decoração com valiosas obras. Carlos Calvet e Lino António criaram motivos para tapeçarias, produzidas na fábrica de Portalegre.
O Hotel, incluindo o seu património integrado, encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.

Hotel Ritz [ca. 1959]
Neste sala estão presentes tres tapeçarias "Centauros" do mestre Almada Negreiros inspiradas na mitologia grega
Rua Castilho, Rua Rodrigo da Fonseca; Rua Joaquim António de Aguiar; Rua Marquês de Subserra
Amadeu Ferrari, in Arquivo Municipal Lisboa
Hotel Ritz, restaurante 'Varanda'' [ca. 1959]
Rua Castilho, Rua Rodrigo da Fonseca; Rua Joaquim António de Aguiar; Rua Marquês de Subserra
Amadeu Ferrari, in Arquivo Municipal Lisboa

Também digna de admiração é a principal escadaria de acesso ao Salão Nobre com um mural lacado de Pedro Leitão e madrepérola de Arnaldo Louro de Almeida e, ao descer, chega-se junto da coluna do mestre ceramista Querubim Lapa, um verdadeiro totem artístico.

Hotel Ritz
Coluna do mestre ceramista Querubim Lapa e mural lacado de Pedro Leitão e madrepérola por António Louro de Almeida
 
N.B. Caso esteja interessado e disponha de 30 minutos, aconselhamos ao prezado leitor  uma visita guiada, pela mão da RTP, a este edifício icónico da cidade de Lisboa. Vale bem a pena, acreditem.
__________________________
Bibliografia
BRASÃO, Inês, Hotel, os Bastidores, 2017.

15 comments:

  1. Zufaellig bin ich auf eure Seite gelandet und muss feststellen,
    dass mir diese vom Design und den Informationen richtig
    gut gefaellt.

    ReplyDelete
  2. Awesome posts from you, dude. I’ve understand your idea and
    you’re simply really great. I really like what you have here,
    actually like what you’re stating and the
    way in which you say it. You make it compelling.
    I cant wait to read a lot more from you. This is genuinely a great website.

    ReplyDelete
  3. Hmm it looks like your site ate my initial comment (it was extremely
    long) so I guess I’ll simply sum it up what I wrote and
    say, I’m truly enjoy your blog. I as well am an aspiring blog
    blogger however I’m still new to the whole thing.
    Do you have any thoughts for newbie blog writers?
    I’d definitely value it.

    ReplyDelete
  4. This post gives the light in which we can observe the reality.
    This is a really nice one and gives in-depth information.
    Thank you for this good article.

    ReplyDelete
  5. I got what you mean, saved to bookmarks, very good site.

    ReplyDelete
  6. Dodatkowym atutem mieszkania jest balkon.

    ReplyDelete
  7. Thanks so much for an additional post. I'm happy to be able to get that kind
    of information.

    ReplyDelete
  8. Hi to all, becausе I am truly eager off reading this web site's post to be uⲣdateⅾ on a regular basіs.
    It contains pleasаnt material.

    ReplyDelete
  9. Hey There. I found your blog the usage of msn. This is an extremely well written article.
    I'll be sure to bookmark it and come back to learn more of your
    helpful information. Thank you for the post.
    I will definitely return.
    wholesale NFL jerseys

    ReplyDelete
  10. bookmarked!!, I ⅼike your ԝebsite!

    ReplyDelete
  11. Very nice post. I absolutely appreciate this website. Thanks!

    ReplyDelete
  12. Hello, I enjoy reading all of your post. I like to write a little comment to support you.

    ReplyDelete
  13. Magnífico gosto de um dia visitar o espaço e apreciar as artes nacionais.

    ReplyDelete
  14. Interessante informação sobre este hotel icónico de Lisboa.

    Há, no entanto, dois lapsos a corrigir:

    1. O enorme painel lacado,dourado e com incrustações a madrepérola foi integralmente executado pelo pintor ARNALDO Louro de Almeida (e não António Louro de Almeida), como aliás se pode ver observando a assinatura deste artista no próprio painel, junto ao canto inferior direito.
    Toda a execução da laca, folha de ouro, incrustações de madrepérola, etc, é totalmente de Arnaldo Louro de Almeida. O desenho original (na maquete), esse, é que é de Pedro Leitão.

    Há,infelizmente, trabalhos académicos sobre o acervo artístico do hotel Ritz que indicam erradamente "António" em vez de "Arnaldo". Quem os fez não deve sequer ter olhado para o painel...
    No site do Ritz Four Seasons Hotel está correctamente indicado Arnaldo Louro de Almeida. A melhor prova é ir lá ver...

    Guilherme de Almeida

    ReplyDelete

Web Analytics