Friday, 24 January 2025

Jardim Nove de Abril que foi das Albertas

É um dos mais belos logradouros da cidade, miradouro natural, do qual se desdobra do panorama do rio, do porto, seus cais, e oficinas do Aterro [actual Av. 24 de Julho], e, à distância, dos montes da outra margem.

Actualmente conhecido por Jardim 9 de Abril, é conhecido também por Albertas ou Jardim da Rocha do Conde de Óbidos. Situa-se na antiga Cerca do Convento das Albertas (Convento das Freiras Carmelitas), de onde advém o primeiro nome, estando assente sobre a Rocha do Conde de Óbidos, de onde deriva a segunda denominação em homenagem às tropas portuguesas que participaram na 1ª Guerra Mundial e que a 9 de Abril de 1918 sofreram o embate de uma grande ofensiva lançada pelos alemães sobre as linhas aliadas, incidindo todo o esforço inicial sobre o sector português. Foi o começo da chamada Batalha de La Lys.

Jardim 9 de Abril que foi das Albertas |c. 194-|
Rua Presidente Arriaga, antiga de São Francisco de Paula, antes Rua Direita de São Francisco; Rio Tejo
Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente

Contiguo ao Museu de Arte Antiga, para a banda de O., ficava o convento das Albertas, de freiras carmelitas descalças, fund. em 1584 pelo arquiduque Alberto. Na pequena cerca do convento se fez o Jardim das Albertas — lê-se no Guia de Portugal de 1924 — , assentando sobre a chamada Rocha do conde de Óbidos, um dos mais afamados miradouros citadinos, com tamareiras, uma Washingtonia [vd. 3º imagem], etc., e cujo panorama para a branca casaria de Almada e as águas azuis do Tejo, é um dos mais belos da cidade. Desse terrapleno ajardinado desce-se para o Aterro por duas bem lançadas escadarias vestidas de trepadeiras. Em frente do jardim, onde se acha hoje uma repartição de finanças, o palácio que foi de D. Braz da Silveira e depois dos marqueses de Minas (belos azulejos). Do outro lado do jardim, para O., o palácio brasonado que pertenceu aos Mascarenhas, conde de Óbidos, e onde estão hoje vários serviços da Cruz Vermelha.

Jardim 9 de Abril que foi das Albertas |c. 194-|
Rua Presidente Arriaga; Porto de Lisboa
Amadeu Ferrariin Lisboa de Antigamente
 
Com a construção do anexo poente do Museu de Arte Antiga (arqº Guilherme Rebelo de Andrade) em  1939/40, o desenho paisagístico do antigo Jardim foi bastante alterado.

Jardim 9 de Abril que foi das Albertas |1939-11|
Rua Presidente Arriaga
Washingtonia e Museu de Arte Antiga, fachada poente.
Eduardo Portugalin Lisboa de Antigamente

Bibliografia
PROENÇA, Raul, Guia de Portugal, Generalidades: Lisboa e arredores, 1924.
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VII, p. 61 1939.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics