Friday 2 April 2021

Praça do Chile com a estátua de Neptuno

Em 1942, a Praça do Chile vai receber a estátua de Neptuno, obra do escultor Machado Castro (que dominava o celebrado Chafariz do Loreto), que será transferida mais tarde para a Estefânia, substituída (em 1950) pela estátua de Fernão de Magalhães oferecida pela República do Chile à cidade de Lisboa.

Praça do Chile |1950|
A estátua, de 1771, em mármore de Carrara, é obra do escultor Machado Castro.
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

O ajardinado que rodeava o lago ali existente foi substituído por outro, quando se mudou o lago para o Largo D. Estefânia e se colocou em seu lugar a estátua de Fernão de Magalhães. Desta forma foi construído em volta desta estátua um ajardinado com cerca de 532m2, arrelvado, tendo-se aberto uma pequenas «fitas» para cultura de plantas de estação, e plantado 4 arbustos. Para a construção do ajardinado houve que repor, no local do lago, uma boa quantidade de terra de boa qualidade. A construção deste ajardinado demorou apenas 3 dias.
(in Anais do Município de Lisboa, CML, 1951)

Praça do Chile |1950|
A estátua, que ornamentou, em tempos, o Chafariz do Loreto (ao Chiado), após a sua demolição, esteve colocada na Mãe de Água, no Museu do Carmo, no Depósito de Águas dos Barbadinhos e na Praça do Chile, tendo sido transferida para a sua actual localização, no Largo de Dona Estefânia, em 1951
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

2 comments:

  1. Interessante.
    Tanto que desconhecemos e mais ainda: muita e bela arte que a cidade disponibiliza de graca e passa despercebida dos olhares dos locais por todos nos deixarmos engolir pelas obrigacoes e deveres do quotidiano.

    ReplyDelete
  2. For services like mobile app development, domain registration & web hosting contact Attractive Web Solutions

    Best Mobile App Development Company
    Best Domain Registration Company
    Best Website Hosting Company

    ReplyDelete

Web Analytics