Este chafariz era o chafariz das Necessidades construído em 1845-46, estando previsto a sua transferência para a Calçada do Livramento, mas acabou por ficar em Alcântara, em frente ao Quartel do Marinheiros. A sua construção, em cantaria de calcário lioz, iniciou-se em Julho de 1845, sendo encanado no canto do muro da Quinta das Necessidades, prosseguindo pela frente do Palácio, descendo até à Praça da Armada.
Crê-se que as carrancas que ostenta pertenciam ao Chafariz do Campo de Sant'Ana. Foi concluído em 28 de Março de 1846 e orçou em 3:115$961 réis. O chafariz tem planta circular, ladeado por dois tanques para o gado e por quatro bacias com as respectivas bicas para o povo no nível superior para o qual se sobe uma escada de três degraus. No topo tem uma estátua de Neptuno que se diz pertencer ao demolido Chafariz do Campo Grande após a sua demolição em 1850.
Os apainelados da face frontal possuem, no painel superior, as armas da cidade, surgindo, no inferior, uma inscrição pintada a preto: N.º 10. CAMARA MUNICIPAL 1845.
Em 1851 tinha ao serviço 2 companhias de aguadeiros, 66 aguadeiros e 1 ligeiro..
When someone writes an paragraph he/she maintains the image of a user in his/her brain that how
ReplyDeletea user can be aware of it. Thus that's why this paragraph is great.
Thanks!