Monday 13 June 2016

Festas dos Santos Populares: os tronos de Santo António

Nasceu no Terramoto de 1755 a tradição lisboeta de confeccionar altares domésticos em honra de Santo António, em Junho, por altura da sua festa. Os tronos homenageiam este Santo douto e bom, nascido no coração de Lisboa, e invocam as suas graças de patrono casamenteiro e advogado das causas perdidas.

Largo das Portas do Sol [1948]
Festas de Santo António, crianças preparam o trono e o peditório.
Firmino Marques da Costa, in Lisboa de Antigamente

Os primeiros tronos surgiram no século XVIII, como forma de pedir esmolas para a reconstrução da igreja de Santo António, parcialmente destruída durante o grande terramoto de 1755. O escritor inglês William Beckford refere esta tradição no relato das suas viagens por Portugal.O autor refere, que pelo mês de Junho, Lisboa se enchia de pequenos altares, construídos à porta das casas.

Bairro da Bica [1909]
Festas de Santo António, crianças preparam o trono e o peditório.
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

Ao longo dos séculos, foram construídos vários edifícios para marcar o local onde terá nascido Santo António. Acredita-se que, no século XV, já existisse no local uma simples ermida. No mesmo século, D. João II mandou erigir uma igreja, que só viria a ficar pronta durante o reinado de D. Manuel I. 

Rua do Paraíso [1954]
Tronos de Santo António.
Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente

Esta, porém, foi parcialmente destruída durante o terramoto de 1755. Do edifício original, apenas sobreviveu a cripta, debaixo da qual, segundo a tradição, ficam os escombros da casa dos pais de Santo António. As obras de reconstrução, financiadas em parte pelas esmolas recolhidas pelos habitantes, tiveram início em 1767. Estas só viriam a terminar 20 anos depois. A igreja de Santo António foi oficialmente aberta ao culto em 1787.

Rua do Paraíso [1954]
Tronos de Santo António
Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente

Estrada dos Prazeres [1954]
Tronos de Santo António
Armando Serôdio, in LdA
Rua da Adiça [1954]
Tronos de Santo António
Armando Serôdio, in LdA

Dizem que, à hora a que Santo António foi canonizado na Catedral de Espoleto, em Itália, os sinos de todas as igrejas de Lisboa, a cidade onde nasceu, tocaram sozinhos. Que se ouvia por todos os bairros, e ninguém lhes tinha mexido, e ninguém sabia explicar. Só aquele repique festivo e a sensação de uma mão grandiosa, delicada e invisível.
Lenda urbana de Lisboa ou milagre, mais um, da longa lista atribuída a António, nada muda relativamente ao facto de se tratar de uma canonização histórica: nunca até então alguém fora declarado santo em tão pouco tempo.

Beco da Cardosa [1954]
Tronos de Santo António
Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente

4 comments:

  1. Amo esta página e tudo que nela contèm . Abraço

    ReplyDelete
  2. Adorei, adorei...pois sou devota de Santo António o meu protector!
    Parabéns por nos mostrar e informnar.

    ReplyDelete
  3. Muito bonito e interessante.

    ReplyDelete

Web Analytics