Friday, 31 August 2018

Farol de Cacilhas

Carreiras entre o Cais do Sodré c Cacilhas de 3 em 3 quartos de hora. Uma só classe. Travessia do Tejo em 12 min. O desembarque faz-se no pontal de Cacilhas, onde se ergue um farol de luz fixa, branca. A saída da ponte há sempre trens de aluguer que permitem fazer as excursões adiante indicadas, sendo também fácil arranjar burros para os pequenos passeios, como ao Alfeite e Cova da Piedade.¹


Esta peça de sinalização funcionou em Cacilhas entre 31 de Dezembro de 1885 e 18 de Maio de 1978, tendo depois sido desmantelado e deslocado para a Ponta do Queimado, na freguesia da Serreta, na ilha Terceira (Açores).
Com a modernização dos sistemas de sinalização marítima, o Farol foi depois definitivamente desmantelado.

Farol de Cacilhas [ca. 1957]
Cais de Cacilhas
António Passaporte, in Arquivo Municipal Lisboa

A pedido da Câmara Municipal de Almada, a Marinha Portuguesa concordou na cedência desta emblemática peça patrimonial ao concelho.
Iniciou-se então o processo de restauro do Farol, composto por uma torre cilíndrica de ferro, com 12m de altura e 1,70m de diâmetro.
As obras foram executadas pelas oficinas da Direcção-geral de Faróis, em Paço de Arcos, e foram suportadas pela Câmara Municipal de Almada, em 40 mil euros, na sequência de um protocolo entre a Marinha e o Município.²

Farol de Cacilhas [ca. 1950]
Cais de Cacilhas
Garcia Nunes, in Arquivo Municipal Lisboa

Bibliografia
¹ PROENÇA, Raul (coord.), Guia de Portugal: v. Generalidades. Lisboa e arredores, vol. I, p. 609.
² cm-almada.pt.

1 comment:

  1. Bon article! Nous allons créer un lien vers ce superbe article sur notre site. Continuez le bon travail.
    Muriel Sattin

    ReplyDelete

Web Analytics