Sunday 7 August 2022

Panorâmica sobre o Campo Grande

Foi D. Maria I que, em 1792, começou por discutir o projecto de um jardim nos campos de Alvalade, com a finalidade de criar uma zona arborizada que incluísse um circuito para corridas de cavalos. Quase dez anos mais tarde, em 1801, é o seu filho, o príncipe regente D. João, que ordena a D. Rodrigo de Sousa Coutinho, Conde de Linhares, que planeie a execução dos jardins que vão do Campo Grande ao Campo Pequeno..
 
Campo Grande, antigo Campo 28 de Maio |c. 1934|
Do Palácio Valença-Vimioso e do Restaurante (churrasqueira) do Campo Grande (em baixo ao centro), do Palácio Pimenta (dir. baixa) e do Hipódromo, pelo luxuriante Jardim do Campo Grande e pela Avenida da República, até ao rio Tejo.
Pinheiro Correia, in Lisboa de Antigamente

Começou-se pela plantação de um extenso e variado arvoredo, ao estilo romântico, que inclui pinheiros, eucaliptos, amoreiras de papel, figueiras e pimenteiras. Em 1816, a conclusão da pista de corridas permite o início das corridas de cavalos.

Lago no Jardim do Campo Grande |190-|
Este lago, com a sua ilhota ao centro, com o seu pequeno botequim, com os barquinhos a remos, constituía uma diversão popular do alfacinha, que aos domingos alarga o seu passeio pelas avenidas novas, até a copada e extensa alameda, tão predilecta da alta aristocracia como das classes burguesas e trabalhadoras.
Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente

Para agradar às esposas e famílias dos amantes de cavalos, a construção do lago principal do Campo Grande arranca em 1869, durante o reinado de D. Luís I. Nascem os passeios românticos de barco a remos. A abertura de um botequim no meio do lago para venda de bebidas, em 1900, torna a zona ainda mais aprazível. Instalado numa ilha acessível apenas por uma ponte de madeira, o estabelecimento permitia relaxar bebendo refrescos, enquanto se discutia os assuntos do dia. Um cenário de lazer idílico para quem tinha tempo e dinheiro.

Campo Grande e Avenida da República |195-|
Rotunda de Entrecampos e antigo Mercado Geral de Gados e zonas circundantes até ao rio Tejo.
Mário de Oliveira, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics