Friday 19 August 2022

Cinema Império

Projectado pelo arq. Cassiano Branco em 1947, foi construído entre 1948 e 1952, traduzindo uma linguagem arquitectónica modernista. Classificado como Imóvel de Interesse Público, é um edifício com uma notável dimensão urbana, de planta rectangular e bloco único, que se impõe pelo seu volume compacto. 

Cinema Império [c. 1952]
Alameda Dom Afonso Henriques; Av. Alm. Reis; Rua Quirino da Fonseca
Em cartaz, o filme "La beauté du diable" (título original), estreado por cá em 24 de
Maio de 1952 com o título "O Preço da Juventude".

Estúdio Horácio Novais, in FCG
 
Cassiano Branco — diz Margarida Acciaiuoli nos seus Cinemas de Lisboa imediatamente percebeu, quando lhe foi encomendado o projecto em 1945, pela Sociedade Cinematográfica Império, Lda., que a sua experiência no traçado destes equipamentos, o modo como os pensara e as soluções que mais recentemente avançara para O Coliseu do Porto, inaugurado em 1940, faziam com que esta encomenda fosse encarada como um importante desafio.
Mas não é possível compreender o que estava em jogo sem entrar na história do local.
É importante sublinhar que o projecto se destinava a aproveitar um lote de terreno que existia na confluência da Avenida Almirante Reis com a Alameda D. Afonso Henriques, cujas traseiras davam para a Rua Quirino da Fonseca (antiga Alves Torgo, vd. 2.ª imagem).

Lote de terreno na confluência da Avenida Almirante Reis com a Alameda D. Afonso Henriques [ant. 1952]
No cartaz afixado no prédio junto ao lote vago pode ler-se: «Terreno para a construção do Cine-Teatro Império»; ao fundo -se parte da Rua Quirino da Fonseca.
Judah Benoliel, in AML

A sua fachada principal, exibindo uma ampla estrutura envidraçada, que define a totalidade de altura da sala, articula-se com os alçados laterais através de elementos verticais coroados por esferas armilares em ferro forjado (actualmente desaparecidas).

Cinema Império [c. 1952]
Alameda Dom Afonso Henriques; Av. Alm. Reis; Rua Quirino da Fonseca
Em cartaz, o filme "La beauté du diable" (título original), estreado por cá em 24 de Maio de 1952 com o título "O Preço da Juventude".
Estúdio Horácio Novais, in FCG

No comments:

Post a Comment

Web Analytics