Sunday, 8 May 2022

Cinema Cinebolso

O Cinebolso, inaugurado a 8 de Março de 1975, com o filme A Salamandra de Alain Tanner, era o resultado de uma abordagem que tentava conjugar a programação com os requisitos de conforto que se começavam a exigir neste tipo de espaços. Trata-se.com efeito de adaptações mais ou menos conseguidas que se estendem a toda a cidade e que estão na origem do aparecimento de outras salas como o Cinema Star inaugurado em 1977,com risco de Ramos Chaves. [...]
O Cinebolso anunciava-se com «filmes à hora de almoço», sem lugares marcados e com sessões ao domingo para crianças.
 
Cinema Cinebolso [1977]
Rua Actor Taborda, 27
Vasques, in AML

Em 1976, começa a exibir filmes «para adultos» com a estreia do filme "Kermesse Erótica" e com cinco sessões diárias formavam-se longas filas para adquirir bilhetes  — rezam as crónicas da época.
Em 1983, passa a chamar-se Quinteto, com a estreia do filme "Blade Runner" de Ridley Scotta, altura em que começou a ser explorado por Pedro Bandeira Freire, mentor do Cinema Quarteto e seu dinamizador desde a sua inauguração em 1975. Mas a vida atribulada desta sala não acaba aqui. Depois de voltar a mudar de proprietário, altera o nome para o efémero "N’Gola” já que, passados meses, volta a fechar portas. Reabrirá, em 1986, retomando a exibição de filmes para adultos — em regime de sessões continuas — e assim se manteve até 2019, altura em que encerrou para férias, e nunca mais voltou a vida.


Bibliografia
ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa, 2012
Publicações online

3 comments:

Web Analytics