Friday 13 May 2022

Palacete na Estr. de Benfica, 382-384A

Este palacete rústico é testemunho de uma casa de campo de meados de Oitocentos, das que, juntamente com quintas, foram edificadas durante o séc. XIX ao longo das vias que levavam às localidades do termo de Lisboa.


Implantado às portas da cidade, é composto por dois corpos longitudinais que enquadram uma entrada monumental e um pequeno espaço verde dianteiro. Uma pequena rampa lateral conduz a um portão, com dupla porta de ferro, limitado lateralmente por dois pilares de almofadados, de secção quadrangular, sobrepujados por jarrões sobre plataforma, que dá acesso a um pátio definido pela planta em forma de L, resultante da junção dos dois corpos do edifício. O alçado do corpo principal, virado à Estr. de Benfica, desenvolve-se em três pisos, definidos lateralmente por pilastras-cunhais, e organiza-se em dois panos murários assimétricos separados por pilastras.

Palacete na Estr. de Benfica, 382-384A |1968|
Armando Serôdioin AML

O pano menor, rasgado por vão único em cada andar, apresenta no piso térreo porta de arco abatido e nos restantes pequenas varandas com guardas de ferro. O pano mais extenso, rasgado por três vãos em cada registo, repete idêntica tipologia, diferenciada apenas no piso térreo pela sua porta de menores dimensões e duas janelas de arco abatido protegidas por gradeamento. No topo, o edifício surge rematado, em toda a sua extensão, por balaustrada de cantaria, segmentada em quatro secções. A fachada lateral, coroada por balaustrada e com idêntica organização simétrica, é rasgada por três janelas em cada piso, molduradas e de arco de volta perfeita. O segundo corpo do edifício, mais recuado em relação ao corpo principal, segue a mesma tipologia, embora seja rasgado por vão único no alçado lateral, por ser mais estreito. Estruturado em dois pisos, para acompanhar o desnível do terreno, o acesso ao interior é feito através de ampla escadaria. 
No exterior, o conjunto é rodeado por um pequeno jardim murado, pontuado pela construção de alguns anexos nas traseiras. [cm-lisboa.pt]

1 comment:

  1. Ainda existe, mas infelizmente está emparedado e totalmente em ruínas irrecuperáveis. Não tem um único telhado...

    Mário Marzagão

    ReplyDelete

Web Analytics