Sunday, 1 May 2022

Campo Grande: «Casa Camelo»

Para NO. estende-se então o maior parque da Cidade, o Campo 28 de Maio ou Campo Grande. Chamado antigamente Campo de Alvalade, é logradouro público da cidade desde o séc. XVI. Os terços que D. Sebastião arrastou a Alcácer Quibir por aqui se exercitaram. O parque foi começado a plantar nos tempos de D. Maria I. Tem 1.300 m. de comprimento por 200 de largura.

Campo Grande, 394-396  |1941|
«Casa Camelo», demolida nos idos de 1960/70 para a abertura da Avenida Gen. Norton de Matos.
Eduardo Portugalin Lisboa de Antigamente

Tendo sofrido, durante muitos anos, toda a espécie de vicissitudes, ao ponto de apresentar, em alguns locais, um aspecto pouco brilhante, esta grande zona foi restaurada (1946) segundo projecto do arquitecto Keil do Amaral, que, com o precioso auxílio dos serviços camarários de jardinagem, corrigiu arruamentos, abriu novas pracetas e construiu airosas edificações utilitárias entre o frondoso arvoredo também reconstituído, conseguindo que o novo Campo Grande recuperasse um aspecto de grande beleza pois as suas espécies vegetais são preciosas, devendo salientar-se as palmeiras gigantes ao N. do parque [vd. 3.ª imagem].
(in Grande enciclopédia portuguesa e brasileira, 1936)

Campo Grande |1907|
Zona N. do Campo Grande com a Alameda Linhas de Torres junto ao Palácio Valença-Vimioso; ao fundo a «Casa Camelo», demolida nos idos de 1960/70 para a abertura da Avenida Gen. Norton de Matos (2ª Circular); 1.º raide hípico promovido pela 'Ilustração Portuguesa", automóvel de 'O Século' em que segue o sr. Hogan Teves, delegado da 'Ilustração Portuguesa'.
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente
Nota(s): local não identificado no abandalhado amL.

Só na década de quarenta do século XX, por edital de 23/12/1948, (...) voltou a denominar-se como Campo Grande, designação que se manteve até à actualidade.

Campo Grande  |190-|
Passeando entre as  palmeiras gigantes.
Paulo Guedesin Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics