Sunday 6 February 2022

Rua Norberto de Araújo

Queres ver uma curiosidade? — diz Norberto de Araújo. Nota neste Pátio, na fachada do prédio, à esquerda, cujo ingresso é pela calçada de S. João da Praça — a Adica, como venho dizendo [ostenta hoje o nome daquele autor desde 1956] — as janelas do segundo andar: são quinhentistas, ainda com seus desenhos simples, de aresta quebrada, cujo espírito transcende da materialidade inocente de lavores. Duas estão descobertas e duas entaipadas.
Não notes que eu chame tua atenção para elas: é que em toda a Lisboa, de Algés ao Poço do Bispo, contam-se pelos dedos os elementos arquitectónicos deste jeito e idade. Tudo isto, por aí abaixo, vai em escadinhas.

Rua Norberto de Araújo |c. 1900|
Antigo troço da Calçada de São João da Praça, a partir dos nºs 53 e 70 (actualmente nºs 1 e 2A), até ao Largo das Portas do Sol; à direita, vestígios da Cerca Moura que perdurou na Cerca de D. Fernando (muralha fernandina), e onde assenta a igreja de Santa Luzia.
Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente

A muralha moura descia das Portas do Sol, pela antiga Adiça designação já do século XVI (Calçada de S. João da Praça), em cujo primeiro lanço alto de escadinhas lá está ainda parte da veneranda muralha e torre, até à parte sul, em ângulo, do casarão do Limoeiro, onde, fazendo um pequeno desvio, descia até aqui, local em que se abria a [antiga] Porta da Alfama.==
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. X, pp. 43-51 1939)

Rua Norberto de Araújo |1973|
Antigo troço da Calçada de São João da Praça, a partir dos nºs 53 e 70 (actualmente nºs 1 e 2A), até ao Largo das Portas do Sol (à esquerda na foto); à direita, vestígios da Cerca Moura que perdurou na Cerca de D. Fernando (muralha fernandina), e onde assenta a igreja de Santa Luzia.
Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente

Local onde a Rua Norberto de Araújo e Rua da Adiça se encontram |1950|
 A Adiça. Aí temos um dos mais contemplativos recantos da Alfama. [Araújo: 1939]
Artur Pastor, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics