Adiça (Rua d') — Na Estatística de 1552 figura esta rua com o nome Rua da Driça; é a actual calçada de S. João da Praça, compartilhada entre as freguesias de S. Pedro e S. Miguel. Cristóvão Rodrigues de Oliveira menciona-a no seu Sumário e bem assim o Livro das Plantas. {Brito: 1935]
O Sítio da Adiça — recorda Norberto de Araújo — nasce nas Portas do Sol e morre em S. Rafael. Fica-lhe pelo dorso torcicolado — a Galé, essa maravilha humilde da Rua da Galé, que liga, por igual, a Adiça ao coração de Alfama. Adiça! Que graça arcaica de legenda toponímica! Hoje [1939] chama-se Calçada de S. João da Praça. Os velhos do lugar só sabem onde fica a Adiça. Eis um dos mais típicos e generosos compartimentos alfamistas.
(ARAÚJO, Norberto de, «Legendas de Lisboa», p. 164, 1943)
Por sua vez, e de acordo com José Pedro Machado, a Rua da Adiça foi buscar a sua designação ao sentido de “mina” e estaria relacionada com uma mina escavada pelos sitiantes, aquando da tomada de Lisboa aos Mouros por Dom Afonso Henriques. Esta mina, escavada por baixo da Cerca Moura, foi cheia de lenha a qual ateada provocou a derrocada da muralha e facilitou o acesso ao seu interior.
Pastor de Macedo afirma que o arruamento já se encontra com este nome em 1470 e Gomes de Brito escreve que o arruamento, na Estatística de 1552, aparece com o nome de Rua da Driça.
Por seu turno David Lopes adianta outra explicação para este topónimo - "É vocábulo árabe, Addica, nome de certa espécie de "junco" comestível para os cavalos e utilizável para a cordoaria (...)".
Rua da Adiça — ou da Driça — que foi Calçada de S. João da Praça |1901| Ao fundo corre a Rua de S. João da Praça notando-se a pitoresca Torre de Alfama sobre o Largo Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente |
Muito Bom mesmo é fascinante.
ReplyDeleteDesconhecia tal diversidade de opiniões entre olisipógrafos quanto à proveniência e significado do topónimo. Obrigada pela aula de história de Lisboa.
ReplyDeleteCarlos Froes
Desconhecia. O que por aqui fazem é verdadeiro serviço público. Obrigada. Partilho.
ReplyDeleteAna Craveiro Lopes
Este sim,conheço bem,sou "filho de Alfama".
ReplyDeleteQuel beau travail.
ReplyDelete❤️
ReplyDelete