Sunday 20 February 2022

Feira do Lumiar

A Feira do Lumiar — recorda-nos Ferreira de Andrade—, decerto a mais antiga, pois remonta ao longínquo ano de 1276, foi durante séculos considerada a feira de Lisboa com seu aspecto profano e religioso. Era a feira saloia com sua característica de uma fauna natural de gente do campo, suas carroças e burricos; uma aguarela que o rodar do tempo esfumou.

Feira do Lumiar |c. 192-|
Também denominada de Santa Brígida ou de São João
Largo e Igreja de São João Baptista; o Chafariz do Boneco que alindava o sítio foi transferido para o Largo Júlio Castilho em 1909.
Artur Bárcia, in Lisboa de Antigamente
Feira do Lumiar |c. 1900|
Também denominada de Santa Brígida ou de São João
Largo (da Igreja, à dir.) de São João Baptista; à esq. o Chafariz do Boneco e o Palácio Angeja-Palmela, actual Museu Nacional do Traje.
Artur Bárcia, in Lisboa de Antigamente

A Feira do Lumiar — lê-se por sua vez no Povo de Lisboa — desenvolveu-se paralelamente à Procissão das «Candeias» dedicada, no dia 2 de Fevereiro, a Santa Brígida, a mártir irlandesa com altar na paroquial do Lumiar. Era parte importante desta procissão, a cerimónia de consagração dos gados a Santa Brígida: os romeiros traziam gado enfeitado e levavam-no a dar três voltas em redor do santuário. A esta feira acorria muito povo de Lisboa e do termo e nela tinham grande representação os hortaliceiros, leiteiros e lavadeiras que chegavam a pé, de burro ou, aos solavancos, em carroças ou galeras.

Feira do Lumiar |c. 190-|
Também denominada de Santa Brígida ou de São João
Estr. do Lumiar e Largo de São João Baptista
Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente

Era um feira mista, de gado e artigos diversos, com barracas modestas, onde se vendiam objectos e produtos essenciais: panos, roupas feitas, calçado, louças de barro, artigos caseiros, cereais, legumes, frutas da época, a laranja de Setúbal e pêros doces, cortados às rodelas, com os quais formavam grandes enfiadas. A par das barracas de hortícolas e dos frutos, havia barracas de comidas onde aparecia o leitão assado, espalmado, tão apreciado em toda a região saloia. Havia também barracas para venda de quinquilharias e apareciam ourives ambulantes oferecendo arrecadas e outros objectos de adorno aos quais o povo chamava «lateiros».
(in O Povo de Lisboa: tipos, ambiente, modos de vida, mercados e feiras, divertimentos, mentalidade, CML, 1979)

Feira do Lumiar |c. 1900|
Também denominada de Santa Brígida ou de São João
Largo (da Igreja, à dir.) de São João Baptista com Cruzeiro
José Artur Bárcia, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics