Friday 23 April 2021

Quiosque do Século à Praça da Estrela

As causas reais que levaram à demolição de muitos dos Quiosques que existiram em Lisboa são praticamente desconhecidas. Ou porque o seu estado de degradação a isso obrigasse sem que, no entanto, "merecessem" restauração, ou porque a modificação do traçado das ruas e avenidas e os melhoramentos dos passeios o tornasse imprescindível, o certo é que eles lá foram desaparecendo. E foram 45.
Aqui, fica, pois, a sua relação, acrescentando-se entre parêntesis o número de Quiosques que existiram no local, se acaso foi superior a um.

Quiosque do Século à Praça da Estrela |1909|
Foi inaugurado em 1909. No local foi erguido um outro na década de 1960.
Joshua Benoliel, 
in Lisboa de Antigamente

Estrutura 
Secção hexagonal. Balcão de pedra todo à volta. Corpo de madeira com janelas para todos os lados. Cúpula hexagonal aos gomos com os bordos trabalhados, de ferro. Cada gomo apresentava uma estrela desenhada (pelo menos o do Largo da Estrela). Os gomos eram fechados por um tronco de prisma hexagonal, contendo em cada face uma letra da palavra «século».

Particularidades
Era propriedade de O Século, o primeiro jornal português a criar sucursais em quiosques, para venda de jornais com «placards» noticiosos das últimas nacionais e do estrangeiro.
___________________________________________
Bibliografia
CAEIRO, Baltazar Mexia de Matos, Os quiosques de Lisboa,  p. 41, 1987.

2 comments:

  1. Um livro muito interessante, como aliás vários outros deste Autor. Realço "Os Conventos" e, pela sua originalidade, "Os Ferros".
    Cumprimentos.

    ReplyDelete
  2. Dizer simplesmente que o seu artigo é surpreendente. A clareza da apresentação é ótima e posso presumir que você é especialista no assunto.
    Carlos Fróis

    ReplyDelete

Web Analytics