Friday 4 December 2020

Rua dos Castelinhos

No Guia das Ruas de Lisboa (1941), o Bairro dos Castelinhos tem os seus limites definidos como "Entre a Avenida Almirante Reis, o Largo da Escola Municipal, a Rua do Saco e a Calçada do Conde de Pombeiro".
Por deliberação camarária de 29 de Agosto de 1901 (retificada em 31/08/1905) e formalmente instituída por edital de 5 de Setembro de 1905, a Rua B do Bairro dos Castelinhos passou a perpetuar na toponímia alfacinha a memória do Bairro dos Castelinhos, cujo nome provinha por seu turno, da antiga Quinta dos Castelinhos.

Rua dos Castelinhos |c. 1900|
Antiga Rua B do Bairro dos Castelinhos
Machado & Souza, 
in Lisboa de Antigamente

Por documentos existentes no Arquivo Municipal de Lisboa é ainda possível determinar que se procedeu à abertura das ruas deste Bairro no período de tempo compreendido entre Julho de 1895 e Outubro de 1900, a saber, da rua a comunicar o Largo do Intendente com a Calçada do Conde Pombeiro, da rua a comunicar provisoriamente o Largo do Intendente com a Avenida dos Anjos [Alm. Reis]; da ligação da Rua C na Quinta dos Castelinhos com a Rua da Bempostinha e da ligação da Rua B na Quinta dos Castelinhos com a Rua da Bempostinha.[cm-lisboa.pt]

Rua dos Castelinhos |c. 1900|
Antiga Rua B do Bairro dos Castelinhos
Machado & Souza, 
in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics