Sunday 20 December 2020

Passagem de nível de Alcântara: Avenidas da Índia e de Brasília

Imagens anteriores à construção, por volta de 1970, do "provisoriamente-definitivo ou definitivamente-provisório" — como o leitor preferir — Viaduto de Alcântara. Observam-se as Avenidas da Índia (1948) e da Brasília (1960); esta última era a Via pública a Sul do Caminho de Ferro, paralela à Avenida da Índia, entre a passagem de Nível de Alcântara-Mar, a norte da Gare Marítima e a Avenida da Torre de Belém; ao fundo vê-se o tabuleiro da ponte sobre o Tejo em fase de construção.

Passagem de nível de Alcântara: Avenidas da Índia e de Brasília a |ant. 1966|
O topónimo «Avenida da Índia» foi atribuído em 1948 à Rua paralela e à direita do Caminho de Ferro de Lisboa-Cascais que começa na Avenida 24 de Julho e finda na Circunvalação em Algés.
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Os terrenos conquistados ao Tejo medem neste sítio uma área mais considerável do que em qualquer outro ponto do porto de Lisboa, e a linha marginal, que no século XVI não passava para além da Ponte de· Alcântara, avançou em direcção ao Tejo uma extensão de cerca de 900m. A conquista destes terrenos altamente valiosos foi uma necessidade que o incremento do comércio, da indústria e da circulação citadina tornaram imprescindível, e que ainda mais veio valorar o já populoso e fabril bairro de Alcântara.

Passagem de nível de Alcântara: Avenidas da Índia e de Brasília a |ant. 1966|
O topónimo «Avenida de Brasília » foi atribuído em 1960 à via pública a sul do caminho-de-ferro, paralela à Avenida da Índia, entre a passagem de nível de Alcântara-Mar e a Avenida da Torre de Belém aberta em 1945.

Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
¹ Olisipo: boletim do Grupo «Amigos de Lisboa», A Ponte de Alcântara e suas circunvizinhanças: notícia histórica, por A. Vieira da Silva, 1942.

1 comment:

  1. A legenda da foto "ant 1966" está incorrecta. Mas o texto acima "por volta de 1970", está correcto. Na foto, o tabuleiro da ponte está concluidíssimo. A ponte foi concluída em 1966 e o nome não oficial Salazar que se lê na base do pilar principal Norte, foi colocado na altura da sua inauguração. Na imagem, há também modelos de automóveis de cerca de 1970, posteriores à conclusão da 1ª fase da ponte.
    Notas:
    1 - o nome oficial da ponte, era Ponte Sobre o Tejo; e tanto quanto se sabe, nem o próprio Salazar autorizou oficialmente a atribuição do seu nome à ponte. Mas como também não desautorizou ...
    2 - quando menciono concluída em 1966, refiro-me à 1ª fase, porque efectivamente a ponte só ficou totalmente concluída em 1999. Ou seja, se os lisboetas esperaram 100 anos para passar o Tejo sobre rodas, o comboio esperou 150 anos para passar o Tejo, desde os primeiros projectos de pontes até à efectivação.

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