Sunday, 20 December 2020

Passagem de nível de Alcântara

Foto anterior à construção, por volta de 1970, do "provisoriamente-definitivo ou definitivamente-provisório" — como o leitor preferir — Viaduto de Alcântara. Observam-se as Avenidas da Índia (1948) e da Brasília (1960); esta última era a Via pública a Sul do Caminho de Ferro, paralela à Avenida da Índia, entre a passagem de Nível de Alcântara-Mar, a norte da Gare Marítima e a Avenida da Torre de Belém; ao fundo vê-se o tabuleiro da ponte sobre o Tejo em fase de construção.

Passagem de nível de Alcântara [ant. 1966]
Linha do Caminho de Ferro de Lisboa-Cascais
Fotógrafo não identificado, in AML

1 comment:

  1. A legenda da foto "ant 1966" está incorrecta. Mas o texto acima "por volta de 1970", está correcto. Na foto, o tabuleiro da ponte está concluidíssimo. A ponte foi concluída em 1966 e o nome não oficial Salazar que se lê na base do pilar principal Norte, foi colocado na altura da sua inauguração. Na imagem, há também modelos de automóveis de cerca de 1970, posteriores à conclusão da 1ª fase da ponte.
    Notas:
    1 - o nome oficial da ponte, era Ponte Sobre o Tejo; e tanto quanto se sabe, nem o próprio Salazar autorizou oficialmente a atribuição do seu nome à ponte. Mas como também não desautorizou ...
    2 - quando menciono concluída em 1966, refiro-me à 1ª fase, porque efectivamente a ponte só ficou totalmente concluída em 1999. Ou seja, se os lisboetas esperaram 100 anos para passar o Tejo sobre rodas, o comboio esperou 150 anos para passar o Tejo, desde os primeiros projectos de pontes até à efectivação.

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