Friday 14 August 2020

Beco de São Miguel: casa de Ressalto

Neste e naquele beco, no labirinto de pátios, de socalcos, e ladeiras ou praças minúsculas, Alfama é um alfobre de casitas de ressalto. São iluminuras do bairro que a moderna «limpeza» urbanística do velho aglomerado respeitou. A da Rua da Regueira, por exemplo, ou do Becos das Cruzes, do Arco do Salvador, da Adiça, ou tantas outras são exemplares representativos do tipicismo do burgo, a sua certidão de idade. Todo o seu traçado é um desafio a qualquer concepção de arquitectura delineada: só o acaso, o grande inspirador de todo esse amálgama urbanístico, pode ter erguido tão características fachadas. 

Beco de São Miguel  [1930]
Casa de Ressalto (após restauro)Igreja de São Miguel antes da remoção do gradeamento levado a cabo na década de 1960 [vd. imagem abaixo.
Estúdio Mário Novais, in Lisboa de Antigamente

Repare-se no «jogo» de empenas salientes e desencontradas, na assimetria das janelas, nos varões oblíquos onde o andar de ressalto assenta como que disposto em docel.
ANDRADE, Ferreira de, «Que diferente és, Lisboa: crónicas alfacinhas», p. 74, Editorial de Publicações Turísticas, 1968.

Beco de São Miguel, ao fundo  |1963|
Casa de Ressalto, perspectiva tomada do Largo de São Miguel vendo-se a
Igreja de São Miguel após remoção do gradeamento.

Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics