Friday 26 June 2020

Rotunda de Cabo Ruivo vulgo «do Batista Russo»

A “Francisco Batista Russo & Irmãos, SARL - Sociedade Comercial e Industrial de Automóveis” teve a sua origem na empresa “Francisco Batista Russo e Irmão”, fundada em 1926 por Francisco Batista Russo (pai) como importadora da marca de pneus inglesa ‘Avon’.
Antes de se dedicar ao ramo automóvel, Francisco Batista Russo, natural da Moita, esteve ligado à indústria da panificação e possuiu debulhadoras de descasque de trigo, negociou em melões e em cortiça.

Batista Russo & Irmão, SARL [1970]
Av. Infante D. Henrique com a Av. Marechal Gomes da Costa
Arnaldo Madureira, in AML

Em 1958 decide construir aquilo que se tornou um ícone na cidade de Lisboa: as oficinas da “Francisco Batista Russo & Irmão” na Rotunda de Cabo Ruivo, com projecto arquitectónico de Joaquim Ferreira. Finda a construção, quatro anos depois, a empresa passa a “Sociedade Comercial e Industrial Automóveis Francisco Batista Russo & Irmão” e é construída uma instalação fabril em Vendas Novas para montagem de camiões “MAN”, “Steyr” e Atkinson”. Mais tarde seriam aqui montados os BMW “1600” e “2002”, que chegaram a Portugal pela mão da Batista Russo.

Batista Russo & Irmão, SARL [1961]
Av. Infante D. Henrique com a Av. Marechal Gomes da Costa
Arnaldo Madureira, in AML

1 comment:

Web Analytics