Sunday 7 June 2020

Fonte das Ratas

Doenças da pele, problemas do fígado, moléstias dos intestinos. A população de Alfama não faz a coisa por menos. A água tépida que brota daquela nascente é milagreira, como as santinhas a que se reza nos altares. O nome da fonte pode não ser o mais bonito mas é verdadeiro. Os vários esgotos que ali desembocam fizeram da zona uma estrumeira.


Em Abril de 1963, a demolição de um muro vizinho pôs a descoberto uma das várias nascentes daquele bairro lisboeta, a mesma que durante muitos anos alimentara o Tanque das Lavadeiras [encerrado desde 1880]. Agora, são aos milhares os que se acotovelam e põem na bicha para chegar ao Largo da Alcaçarias, ali à Rua Terreiro do Trigo. É lá que fica a famosa Fonte das Ratas

Fonte das Ratas [1963]
Largo da Alcaçarias (local do antigo Tanque das Lavadeiras; ao fundo observar-se o Beco da Barrelas entretanto reaberto.
Armando Serôdio, in AML

A propriedade é do duque do Cadaval, que prefere não concessionar a água a nenhuma das empresas interessadas e deixar a população usufruir dos benefícios sem ter de pagar. Chegam a encher-se 360 garrafões por hora, a quase todas as horas do dia. Vem gente até dos arredores de Lisboa. A procissão só acalma entre as três e as cinco da madrugada. Um verdadeiro fenómeno. Os problemas começam em Novembro, quando, não uma, nem duas, mas quatro análises efectuadas pela Junta Sanitária das Águas da Direcção-Geral de Saúde confirmam que a água está inquinada. Apresenta resíduos fecais. A fonte não só não é milagrosa, como é um perigo para a saúde pública. Tem de fechar.

Populares na Fonte das Ratas [s.d.]
Largo da Alcaçarias
Fotografia anónima

Na hora da despedida, às 11 da manhã do dia 4 de Dezembro, não faltarão relatos incríveis. Uma empregada de limpeza contará ao Diário de Lisboa que “sentiu melhoras notórias no eczema que há muito a apoquentava”. Outra mulher, esta “de uma certa idade”, terá provas: um frasco com “algumas pedras que expelira dos rins depois de beber a água”. O encerramento, dirá a Câmara Municipal de Lisboa, é provisório. O povo não acreditará. E com razão.=

Fonte das Ratas [1961]
Largo da Alcaçarias (dir.), Tv. do Terreiro do Trigo  e Rua do Terreiro do Trigo (ao fundo)
Armando Serôdio, in AML

N.B. Nas obras de remodelação de Alfama na década de sessenta do séc. XX, nasceu um novo largo junto à Travessa do Terreiro do Trigo, que o Edital de 13/12/1963 fixou com o nome de Largo das Alcaçarias, a partir de uma sugestão da Comissão Executiva da Valorização e Conservação do Carácter Tradicional e Secular do Bairro de Alfama. 
______________________________________
Bibliografia
Joana Stichini Vilela e Nick Mrozowski, LX60: A Vida em Lisboa Nunca Mais Foi a Mesma, 2012.

5 comments:

  1. As datas não parecem certas. A foto datada de 1961 mostra a fonte demolida, a de 1963 mostra a fonte ainda a funcionsar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pense um pouquinho e concluirá que as datas estão correctas.

      Delete
  2. Gosto recordar velhos tempos de minha cidade, estive nesta fonte já lá vão muitos anos.
    Saudades da cidade antiga.

    ReplyDelete
  3. Fui ali algumas vxs, não foram mtas pq morava longe, tb em Lisboa mas longe. Não há dúvida que aquelas águas eram afamadas!

    ReplyDelete
  4. Tinha 12 /13 anos ia de Almada buscar água na fonte.

    ReplyDelete

Web Analytics